Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Indexadores
Contato
Atual
Arquivos
Políticas Editoriais
Ciência Aberta
Política de Processo Editorial
Avaliação
Ética e Boas Práticas
Conflito de Interesses
Pesquisas envolvendo Seres Humanos
Uso de Inteligência Artificial
Verificação de Similaridade
Direito Autoral
Privacidade
Correção, Retratação e Retirada
Submissões
Diretrizes para Autores
Etapas da Submissão
Declarações, Formulários e Documentos Científicos
Diretrizes para Dossiê
Enviar Submissão
Notícias
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 17 (2020): Revista Educação e Linguagem
v. 9 n. 17 (2020): Revista Educação e Linguagem
Publicado:
2020-08-12
Expediente e Sumário
Expediente e Sumário
1-8
PDF
Apresentação
Estudos de gênero e educação: diversidade, políticas e resistências
Fabiane Freire França, Claudia Priori, Ana Lucia Galinkin
9-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.9-10
Entrevista
Os impactos da pandemia (Covid-19) no cotidiano das pessoas: desafios e contribuições dos estudos de gênero e dos feminismos - Entrevista com Joana Maria Pedro
Fabiane Freire França, Claudia Priori, Ana Lucia Galinkin
11-25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.11-25
Dossiê Gênero
Lésbicas e Ensino Superior: entre o silêncio e a fala
Daniela Auad, Luisa Bitencourt Martins
26-51
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.26-51
A construção do feminino e suas sexualidades em grafitos escolares
Adriano Rogério Cardoso, Tânia Regina Zimmermann
52-77
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.52-77
Poder e resistência em práticas discursivas e sociais de mulheres indígenas da Amazônia
Raimundo Nonato de Pádua Câncio
78-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.78-95
A educação continua no “armário”: reflexões sobre a inclusão da diversidade sexual nas políticas educacionais
José Cleudo Gomes, Maria de Nazaré Tavares Zenaide
96-114
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.96-114
As construções conceituais de gênero, sexualidade e corpo e seus impactos nas violências de gênero contra as mulheres
Janaína Bueno Bady, Adriano do Carmo Flores de Lima, Denise Regina Quaresma da Silva
115-133
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.115-133
Questões de gênero em sala de aula a partir de uma perspectiva crítica de educação linguística
Helen Cristina Dias da Silva Lemes, Hélvio Frank de Oliveira
134-153
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.134-153
Quando a exceção se torna regra totalitária: o cruzamento do movimento escola sem partido com a persecução aos estudos de gênero e à educação para as sexualidades
Fabiana Aparecida de Carvalho
154-179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.154-179
Gênero, sexualidade e ensino de biologia: o que pode um corpo estranho nos currículos de biologia?
Júlio César de Oliveira Santos, Anna Luiza Martins de Oliveira
180-200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.180-200
Masculinidades e educação: aspectos teóricos e a enunciação bolsonariana
Douglas Henrique Gomes, Alberto Mesaque Martins
201-227
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.201-227
A questão de gênero no plano municipal de educação de curitiba: da construção social à supressão político-legislativa (2014/2015)
Juliano Eugenio da Silva, Paulo Eduardo Dias de Mello
228-260
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.228-260
“Estar em drag é um manifesto”: a performance drag queen e o gênero como posição identitária
Diego Ebling do Nascimento, Giuliano de Souza Andreoli, Cristina Rolim Wolffenbüttel
261-289
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.261-289
Os (des)caminhos do sentido: a representação do gênero e sua (re)significação oficial na segurança pública brasileira
Deyvid Braga Ferreira, Elione Maria Nogueira Diógenes, Fabrícia Carla Albuquerque Silva
290-312
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.290-312
Direitos humanos e educação: a literatura de autoria afro-brasileira em sala de aula
André Eduardo Tardivo, Wilma dos Santos Coqueiro
313-333
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.313-333
Cartas de mulheres: narrativas de educadoras e discentes sobre a cultura afro-brasileira e africana na escola
Ingrit Yasmin Oliveira da Silva Batista, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
334-350
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.334-350
“Isso já vem de sempre”: a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil e as vivências religiosas das professoras como parte de seu habitus
Adriane Knoblauch, Leniara Pellegrinello Camargo
351-378
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.351-378
(In)visibilidade, gênero e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) na saúde: caminhos para uma pedagogia radical
Leonardo Carnut
379-399
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.379-399
Artigo de fluxo contínuo
Uma revisão sistemática sobre semiótica, multimodalidade e ensino de ciências da natureza na educação do aluno surdo
Jomara Mendes Fernandes, Ivoni Freitas-Reis, Waldmir Nascimento de Araújo Neto
400-432
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.400-432
Os jogos digitais para o desenvolvimento da consciência fonológica na alfabetização: uma revisão sistemática de literatura
Daniela Karine Ramos, Luciana Augusta Ribeiro do Prado
433-452
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.433-452
Modelo pedagógico baseado em sistemas de recomendação para escrita coletiva digital
Michele Alda Rosso Guizzo, Alexandra Lorandi Macedo, Patricia Alejandra Behar
453-474
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.453-474
Metodologias ativas e formação ética no contexto do novo paradigma tecnológico: experiências de docentes da Universidade Estadual do Paraná – Unespar
Ricardo Fernandes Pataro, Ulisses Ferreira de Araújo
475-510
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.475-510
O apagamento de /d/ no morfema de gerúndio no falar culto de Fortaleza-CE
Brenda Kathellen Melo de Almeida, Maria Lidiane de Sousa Pereira, Aluiza Alves de Araújo
511-538
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.511-538
O curso de pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel: um estudo de caso sob o olhar quantitativo
Valdecir Soligo, Liliam Faria Porto Borges, Josenei Godoi de Medeiros
539-554
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.539-554
“Loa de Maracatu”: vivência do gênero textual na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
Ana Cláudia de França, Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel
559-585
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.559-585
Percepções de alunos sobre a figura social do professor
Ana Carolina Faria Coutinho Gléria, Herbert Luan Lopes da Silva
586-604
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.586-604
O funcionamento textual-discursivo de recursos linguísticos em A Última Crônica, de Fernando Sabino
Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, Edson Carlos Romualdo
605-628
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.605-628
Contribuições da leitura e da literatura infantil para os processos do pensamento, da linguagem e da língua escrita na criança: uma análise na perspectiva da teoria histórico-cultural
Bruna Assem Sasso dos Santos, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
629-646
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.629-646
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Edição Atual
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Palavras-chave
Navegar