A construção do feminino e suas sexualidades em grafitos escolares
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.52-77Abstract
Este trabalho objetiva uma reflexão sobre as representações das sexualidades e de gênero em grafitos produzidos por adolescentes em uma Escola Estadual na cidade de Pontalinda, SP entre os anos de 2018 e 2019, bem como identificar e analisar nas imagens alguns anseios, dúvidas, construção de feminilidades, as subjetividades, estigmas e preconceitos de gênero. Em relação a metodologia optamos por uma pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo, no qual utilizaremos elementos da análise crítica de discurso (ACD), pois esta contribui para pensar o conjunto da produção das falas e imagens presentes nos grafitos, permite examinar os aspectos linguísticos, imagéticos e socioculturais. Os resultados parciais da pesquisa apontam a carência de pesquisas sobre essa temática e a existência crescente de preconceitos de gênero e de sexualidades nas escolas. Advogamos a necessidade de problematizar questões de gênero e sexualidades nos discursos das políticas curriculares e nos processos de formação de educadores(as). Medra-se a possibilidade de uma reflexão, de (des)construção de preconceitos e de estereótipos generificados permitindo a formação de pessoas críticas e conscientes em suas subjetividades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
