A construção do feminino e suas sexualidades em grafitos escolares
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.52-77Resumo
Este trabalho objetiva uma reflexão sobre as representações das sexualidades e de gênero em grafitos produzidos por adolescentes em uma Escola Estadual na cidade de Pontalinda, SP entre os anos de 2018 e 2019, bem como identificar e analisar nas imagens alguns anseios, dúvidas, construção de feminilidades, as subjetividades, estigmas e preconceitos de gênero. Em relação a metodologia optamos por uma pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo, no qual utilizaremos elementos da análise crítica de discurso (ACD), pois esta contribui para pensar o conjunto da produção das falas e imagens presentes nos grafitos, permite examinar os aspectos linguísticos, imagéticos e socioculturais. Os resultados parciais da pesquisa apontam a carência de pesquisas sobre essa temática e a existência crescente de preconceitos de gênero e de sexualidades nas escolas. Advogamos a necessidade de problematizar questões de gênero e sexualidades nos discursos das políticas curriculares e nos processos de formação de educadores(as). Medra-se a possibilidade de uma reflexão, de (des)construção de preconceitos e de estereótipos generificados permitindo a formação de pessoas críticas e conscientes em suas subjetividades.