Modelo pedagógico baseado em sistemas de recomendação para escrita coletiva digital
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.453-474Resumo
O presente artigo destaca o desafio de pesquisar e filtrar materiais de apoio à produção acadêmica em meio ao crescente volume de dados disponibilizados de forma permanente na Internet. Além disso, discute as oportunidades da escrita coletiva digital, para a geração de textos autorais no ensino superior. Para tanto, constrói um Modelo Pedagógico baseado em um Sistema de Recomendação de textos, vídeos e imagens denominado RecETC e relaciona quatro elementos deste modelo, sendo eles: conteúdo, organização, tecnologia e metodologia. Entre os aspectos tecnológicos aplicados ao Modelo Pedagógico, o estudo utiliza um editor de texto coletivo digital, o ETC. O artigo descreve suas funcionalidades, bem como, os resultados obtidos com a aplicação do modelo em dois estudos de caso. As conclusões destacam os benefícios que os sistemas de recomendação podem proporcionar à produção textual acadêmica, na medida que, ampliam o contato dos alunos com materiais diversos e pertinentes ao tema. Apoiando, então, o cruzamento de diferentes pontos de vista na construção coletiva do texto por intermédio de uma ferramenta digital. A aplicação do Modelo Pedagógico, especialmente planejado para este fim, aponta também as fragilidades do processo, no que tange às estratégias pedagógicas para a promoção da escrita coletiva por meio de ferramentas tecnológicas. Modelo este, que está em fase de reestruturação, com vistas ao alcance de maiores patamares qualitativos nas produções textuais coletivas digitais.