Modelo pedagógico baseado em sistemas de recomendação para escrita coletiva digital
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.453-474Abstract
O presente artigo destaca o desafio de pesquisar e filtrar materiais de apoio à produção acadêmica em meio ao crescente volume de dados disponibilizados de forma permanente na Internet. Além disso, discute as oportunidades da escrita coletiva digital, para a geração de textos autorais no ensino superior. Para tanto, constrói um Modelo Pedagógico baseado em um Sistema de Recomendação de textos, vídeos e imagens denominado RecETC e relaciona quatro elementos deste modelo, sendo eles: conteúdo, organização, tecnologia e metodologia. Entre os aspectos tecnológicos aplicados ao Modelo Pedagógico, o estudo utiliza um editor de texto coletivo digital, o ETC. O artigo descreve suas funcionalidades, bem como, os resultados obtidos com a aplicação do modelo em dois estudos de caso. As conclusões destacam os benefícios que os sistemas de recomendação podem proporcionar à produção textual acadêmica, na medida que, ampliam o contato dos alunos com materiais diversos e pertinentes ao tema. Apoiando, então, o cruzamento de diferentes pontos de vista na construção coletiva do texto por intermédio de uma ferramenta digital. A aplicação do Modelo Pedagógico, especialmente planejado para este fim, aponta também as fragilidades do processo, no que tange às estratégias pedagógicas para a promoção da escrita coletiva por meio de ferramentas tecnológicas. Modelo este, que está em fase de reestruturação, com vistas ao alcance de maiores patamares qualitativos nas produções textuais coletivas digitais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
