(In)visibilidade, gênero e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) na saúde: caminhos para uma pedagogia radical
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.379-399Resumen
Este estudo objetiva refletir sobre as primeiras contribuições às quais a pedagogia radical de Henry Giroux pode trazer para formular um caminho que leve ao pensamento crítico na área do ensino na saúde. Trata-se de um ensaio que, conforme preconizado por Starobinski, aproxima a categoria gênero identificado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de saúde em contraste com a pedagogia radical de Henry Giroux. Realizou-se uma busca do termo “gênero” nestas Diretrizes com o intuito de identificar a visibilidade do termo, como também a matriz teórica em que parece se assentar. Nas 15 profissões da área da saúde, identificou-se o termo em apenas três, ainda assim, destas três, em duas graduações o termo permanece na interpretação hegemonizada pela Saúde Coletiva, baseada na perspectiva funcionalista ou, quando muito, eminentemente fenomenológica. Assim, teceram-se alguns caminhos para refletir sobre esta (in)visibilidade e tentou-se justificar a necessidade de uma pedagogia radical que opere o pensamento crítico sobre gênero nestas graduações visando desvelar as opções políticas deste discurso científico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
