v. 13 n. 1 (2021): Revista O Mosaico nº 20 (jan./jun.)

					Visualizar v. 13 n. 1 (2021): Revista O Mosaico nº 20 (jan./jun.)
Publicado: 29-04-2021

Edição completa

Eixo 1

  • BOCA NO TROMBONE, PEQUENA FORTUNA CRÍTICA

    Cássia Navas
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4137
  • DE CEREJA DO BOLO PARA O SAL INDISPENSÁVEL DA COMIDA: POR UMA MUDANÇA DE PARADIGMA NO ENSINO DE ARTE

    Márcia Strazzacappa
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4138
  • LABAN NO CONTEXTO: PRIMEIRO CIRCUITO – UMA INTERFACE ENTRE A DANÇA E A POESIA

    Isabel Marques, Fábio Brazil
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4139
  • O CURSO DE DANÇA MODERNA DA UFPR COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DAS ARTES DO CORPO

    Cristiane Wosniak, Juliana Virtuoso
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4140
  • (MU)DANÇAS DE OUTONO: ENTRE ESTESIAS E ESTRANHAMENTOS FAZ-SE A PERFORMANCE

    Eduarda Cristina Brisola, Isleide Steil
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4141
  • A EXPERIÊNCIA DA DANÇA COMO CONVITE À EMANCIPAÇÃO: VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR ARTISTA

    Pablo Vinícius de Lima
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4142
  • DANÇA-TEATRO & PERFORMANCE: ENTRELAÇANDO POÉTICAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA ARTE

    André Luís Rosa, Gabriel Fajonni Marcelino
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3881
  • PEDAGOGIAS DECOLONIAIS EM PERFORMANCE

    Júlia Jenior Lotufo
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3902
  • O CORPO DE CASTIGO: AS RELAÇÕES DE PODER E A DANÇA COMO TRANSGRESSÃO NO JARDIM DE INFÂNCIA

    Danielle Berbel Leme de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3908
  • BALLET CLÁSSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE BAKHTIN E A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

    Thaís Castilho
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4143
  • CANTO CORAL: DESAFIOS COLETIVOS PARA UM CANTO CORPORAL EM TEMPOS DE COVID-19

    Claudio Fontan, Éderson Marques Góes
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3852
  • ARTE, CULTURA E MULHER: UM CICLO DE PESQUISAS EM PERFORMANCE NO LAPARC

    Bruna Leticia Potrich, Marcella Nunes Rodrigues, Luana Furtado Ramos Cairrão
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3862

EIXO 2

EIXO 3

  • TEORIZAR O CINEMA: ESCRITOS CINEMATOGRÁFICOS DE MAYA DEREN

    Fernanda Ianoski Ferro
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3864
  • MAZZAROPI E ROBERTO SANTOS: CONFLUÊNCIAS ENTRE DOIS FILMES URBANOS BRASILEIROS DO FINAL DOS ANOS 1950

    Iury Peres Malucelli, Eduardo Tulio Baggio
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3823
  • O TEXTO E O DOCUMENTÁRIO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA E DA ESTILÍSTICA DO REGISTRO NA OBRA DE DAVID NEVES E GUSTAVO DAHL

    Gabriel Philippini Ferreira Borges da Silva, Eduardo Tulio Baggio
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3880
  • MULHERES DIRETORAS NO CINEMA LATINO-AMERICANO – A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS

    Graziela Braz Camilo, Solange Straube Stecz
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3678
  • O OLHAR FEMININO SOBRE A EROTICIDADE LÉSBICA E BISSEXUAL NO CINEMA EXPERIMENTAL FEITO POR MULHERES

    Rayane Taguti
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3766
  • INADEQUADO: UM EXERCÍCIO DE VIDEODANÇA ATRAVÉS DO OLHAR DO CINEASTA

    Yuri Azevedo Riesemberg Martins
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3900
  • AS ARTES CÊNICAS EM UMA NOVA ERA: O IMPACTO DA EPIDEMIA DO CORONAVIRUS NO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES CÊNICAS NA FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ

    Leticia de Fátima Fátima Arruda
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3745
  • UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO DE VOZ DA ESCOLA RUSSA E DO MÉTODO DE ANTUNES FILHO

    Argus Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3761
  • CORPO-POESIA EM AÇÃO NA QUARENTENA: "A GENTE QUE É CORPO/ PRECISA DE CORPO [...]"

    Vitória Pavan, Marcos Antônio Bessa-Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3861
  • A DANÇA DO CARIMBÓ COMO ARTE EXPERIMENTADA NA CULTURA AMAZÔNICA

    Leika Cristiane Ribeiro da Costa, Carla Regina Santos Paes, Douglas Junio Fernandes Assumpção, Analaura Corradi
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3765
  • CORPO CÍTRICO – SINESTESIA E ENAÇÃO EM DANÇA

    Beatriz Malaquias Pimenta
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3915
  • TANGO DE BORDEL? REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ORIGEM DO TANGO

    Leonardo José Taques
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3896
  • TECIDO ACROBÁTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    João Paulo Oliveira do Nascimento, Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde, Lionela da Silva Corrêa
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3853
  • O CAMELÓDROMO E O ARTISTA: A APROPRIAÇÃO NAS OBRAS DE NELSON LEIRNER E MAREPE

    Mateus Albach Margraf, Renato Torres
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3837
  • FONTE DA MEMÓRIA: O MONUMENTO E A SUA SITUAÇÃO

    Marlon José Alves dos Anjos, Eloisa Maria Fernandes, Betina de Moura Alencar
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3856
  • PERFORMANCES E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA EM RETTAMOZO

    Daniele Cristina Viana
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4145

EIXO 4

EIXO 5

  • TRANSVERSALIZAR O ENCONTRO DIALOGISMO: DO OFÍCIO UNIVERSITÁRIO; DAS CENAS; DAS VIDAS.

    Carla Marcelino
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4146
  • POLIFONIA BRASILEIRA: UMA LEITURA DE LABAN PLURAL, DE MELINA SCIALOM (2017)

    Giancarlo Martins
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4147
  • PERSONAGENS DA LITERATURA E DO CINEMA: UMA RESENHA

    Daniele Sena Durães
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3878