TECIDO ACROBÁTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3853Resumo
O tecido acrobático é uma modalidade circense que trabalha uma gama de qualidades físicas, como força, resistência, flexibilidade e sobretudo observa-se que a sua prática e seus praticantes acabam por desenvolver e aprimorar qualidades cognitivas e afetivas, atrelando a momentos do dia a dia, trazendo um intrínseco pensamento acerca do corpo, do lazer e do pensar-fazer artístico. Assim, este estudo teve como objetivo analisar as pesquisas realizadas no Brasil relacionadas ao tecido acrobático. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva do tipo revisão sistemática integrativa. Encontrou-se um total de 7 artigos publicados que atendiam as necessidades da revisão. Os principais pontos em destaque dos trabalhos foram: a prática do tecido no Brasil; benefícios da prática do tecido acrobático e o desenvolvimento cognitivo e motor dos praticantes; tecido acrobático e escola; interdisciplinaridade do tecido: corpo-tecido-dança e Instrumentos de pesquisa voltados para o desenvolvimento e avaliação dos praticantes de tecido. Como principal conclusão, observou-se que há poucos trabalhos relacionados a essa modalidade que vem crescendo, e por isso, destaca-se que é importante fazer pesquisa nessa temática, pois quanto maior o conhecimento acerca dessa modalidade, mais fácil e diretivo seria na sistematização de sua prática em busca de objetivos específicos (desenvolvimento), e auto conhecimento corporal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.