CORPO CÍTRICO – SINESTESIA E ENAÇÃO EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3915Resumo
Este memorial tem como objetivo descrever o processo de criação do trabalho artístico-acadêmico "Corpo Cítrico" , apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR/Faculdade de Artes do Paraná. A questão em estudo, assim como os procedimentos de criação apresentados, dialogam com o conceito de percepção sob o ponto de vista neurocientífico cognitivo, enfatizando a não dissociação entre razão e emoção conforme proposto pelo médico neurologista António Damásio e o conceito de enação, na concepção do biólogo e filósofo Francisco Varella, entendido como um modo de apreensão do mundo que se dá no corpo em movimento. Os procedimentos adotados procuraram potencializar a ideia de percepção-ação na exploração do fenômeno da sinestesia, isto é, no entrecruzamento dos sentidos orgânicos e suas interfaces sensório-motoras, investigando modos de percepção enativa entre o contato do corpo com a fruta cítrica limão e a organização de discursos corporais em cena.
PALAVRAS-CHAVE: Corpo; Dança; Enação; Percepção; Sinestesia.
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