BALLET CLÁSSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE BAKHTIN E A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4143Resumo
O presente artigo promove o diálogo entre os postulados de Bakhtin e o Círculoe a Sociologia da Infância, a fim de problematizar o ensino de Ballet Clássico no contextoda Educação Infantil. Como resultados, a partir da ideia de enunciado-dançado, verifica-seque os movimentos das crianças correspondem a enunciados corporais e corroboram aimportância da dança na esfera escolar. Ao desenvolverem uma compreensão dialógica sobreo Ballet, as crianças produzem sentidos sobre essa Arte, construindo (auto)conhecimentos.Estima-se que, por meio da reprodução interpretativa, imbricada aos compartilhamentoscom seus pares, os pequenos transportem o Ballet para o universo das culturas infantis,realizando os passos clássicos num estado de coautoria, na condição de a(u)tores sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.