BALLET CLÁSSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE BAKHTIN E A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Autores

  • Thaís Castilho

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4143

Resumo

O presente artigo promove o diálogo entre os postulados de Bakhtin e o Cí­rculoe a Sociologia da Infância, a fim de problematizar o ensino de Ballet Clássico no contextoda Educação Infantil. Como resultados, a partir da ideia de enunciado-dançado, verifica-seque os movimentos das crianças correspondem a enunciados corporais e corroboram aimportância da dança na esfera escolar. Ao desenvolverem uma compreensão dialógica sobreo Ballet, as crianças produzem sentidos sobre essa Arte, construindo (auto)conhecimentos.Estima-se que, por meio da reprodução interpretativa, imbricada aos compartilhamentoscom seus pares, os pequenos transportem o Ballet para o universo das culturas infantis,realizando os passos clássicos num estado de coautoria, na condição de a(u)tores sociais.

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Publicado

06-02-2024

Como Citar

Castilho, T. (2024). BALLET CLÁSSICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE BAKHTIN E A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. O Mosaico, 13(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4143