O CURSO DE DANÇA MODERNA DA UFPR COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DAS ARTES DO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4140Resumo
Neste artigo decorrente de uma investigação qualitativa, ancorada em umarevisão de literatura e análise de diferentes fontes documentais, temos como objeto deestudo um percurso histórico dos processos formativos do Curso Permanente de DançaModerna da Universidade Federal do Paraná - UFPR (C[P]DM) – compreendido aqui comoespaço de educação não formal e inserido no âmbito de uma instituição de ensino superiorpública e gratuita. Desta forma, partimos das seguintes questões-problema: de que formae com que meios o C[P]DM – como espaço de educação não formal para as artes do corpo– permanece [in]alterado ou atualizado no ambiente institucional (UFPR)? Seria possívelafirmar que seus objetivos educacionais e formativos e seu espaço de desenvolvimentode atividades artísticas e pedagógicas o colocariam no patamar de um complexo conjuntohíbrido de educação formal e não formal? Como embasamento teórico sobre a educaçãonão formal trazemos para o estudo os aportes de Gohn (2010; 2011; 2014) e Souza (2018).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.