O CURSO DE DANÇA MODERNA DA UFPR COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DAS ARTES DO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.4140Abstract
Neste artigo decorrente de uma investigação qualitativa, ancorada em umarevisão de literatura e análise de diferentes fontes documentais, temos como objeto deestudo um percurso histórico dos processos formativos do Curso Permanente de DançaModerna da Universidade Federal do Paraná - UFPR (C[P]DM) – compreendido aqui comoespaço de educação não formal e inserido no âmbito de uma instituição de ensino superiorpública e gratuita. Desta forma, partimos das seguintes questões-problema: de que formae com que meios o C[P]DM – como espaço de educação não formal para as artes do corpo– permanece [in]alterado ou atualizado no ambiente institucional (UFPR)? Seria possívelafirmar que seus objetivos educacionais e formativos e seu espaço de desenvolvimentode atividades artísticas e pedagógicas o colocariam no patamar de um complexo conjuntohíbrido de educação formal e não formal? Como embasamento teórico sobre a educaçãonão formal trazemos para o estudo os aportes de Gohn (2010; 2011; 2014) e Souza (2018).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.