Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Ensino & Pesquisa
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Portal
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 21 No. 2 (2023): Ensino & Pesquisa
Vol. 21 No. 2 (2023): Ensino & Pesquisa
Published:
2023-08-20
Artigos
Editorial
Michele; Everton Grein
1-6
PDF (Português (Brasil))
Alfabetização científica e tecnológica e a educação em saúde: um estudo sobre a produção científica no cenário brasileiro
Claudelí Mistura, Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Sibeli Balestrin Dalla Costa, Eniz Conceição Oliveira, Silvana Silvana Neumann Martins, José Claudio Del Pino
7-20
PDF (Português (Brasil))
Desdobramentos da política intervencionista dos organismos internacionais na educação brasileira: A repercussão da influência dos organismos internacionais na carreira docente
Viviana Patricia Kozlowski Lucyk, Adair Angelo Dalarosa
21-35
PDF (Português (Brasil))
O ensino da temática “controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti” a partir de um texto de divulgação científica
Jussara Freire de Azevedo Santiago, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Natanael Charles Da Silva
36-49
PDF (Português (Brasil))
The use of the internet and social networks in academic performance in the Licentiate Degree in Biological Sciences at a higher education institution in Triângulo Mineiro
Nayara Andrade Elias , Patrícia Andressa De Almeida Buranello, Catarina Teixeira
50-65
PDF (Português (Brasil))
Use of rubrics in school assessment: perception of teachers
Caroline Pugliero Coelho, Renata Godinho Soares, Adriana Fagundes Greco, Raquel Ruppenthal
66-81
PDF (Português (Brasil))
Estratégias de ensino e de aprendizagem para jovens e adultos com deficiência intelectual no Brasil: uma revisão sistemática
Ezequiel Gueiber, Guataçara dos Santos Junior, Rui Pedro Lopes, Simone Nasser Matos
88-93
PDF (Português (Brasil))
Impacts of university extension on nursing training and social transformation: perceptions of extension teachers and students
Roselâine Terezinha Migotto Watanabe, Vivian Rahmeier Fietz
94-107
PDF (Português (Brasil))
Formação inicial no contexto pandêmico: uma experiência com narração de histórias
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Andréia Bulaty, Kelen dos Santos Junges
108-121
PDF (Português (Brasil))
Potencial pedagógico de estratégia de ensino sobre resíduos de serviços de saúde
Susana Segura Muñoz, Bárbara Faustino Rodrigues, Vânia Brazão, Danilo Vitorino dos Santos, Cátia Helena Damando Salomão, Brisa Maria Fregonesi, Daniela Cassia Sudan
122-134
PDF (Português (Brasil))
A divulgação científica sobre Botânica em uma feira de ciências em um colégio público do Rio de Janeiro, Brasil
Gabriel Irene Pereira Guarino, Débora de Aguiar Lage
135-150
PDF (Português (Brasil))
Contribuições expressas por meio de Estratégias de Ensino Metacognitivas sobre o conceito de calor através de Invariantes operatórios mobilizados por alunos do Ensino Médio
Samira Cassote Grandi França, Luciano carvalhais Gomes, Marcelo Christiano da França Júnior
151-168
PDF (Português (Brasil))
Educação de Jovens e Adultos no município do Lubango-Huíla-Angola: Uma análise interseccional
Felizbela Miranda
169-180
PDF (Português (Brasil))
Theoretical bases and preliminary reflections on democracy and educational management
Vanilda Maria Campos, José Carlos Moreira de Souza, Roselina Aguiar , Andreza Alves Vieira, Letícia Rodrigues dos Santos
181-195
PDF (Português (Brasil))
Alejo Carpentier e o barroco americano
Josoel Kovalski
196-210
PDF (Português (Brasil))
Digressão e paródia num causo em O Xangô de Baker Street
Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro
211-221
PDF (Português (Brasil))
The curriculum and the construction of professional knowledge mediated by digital resources in the early education of Chemistry teachers
Thiago Cavassani
238-250
PDF (Português (Brasil))
O uso do cinema em aulas de filosofia: a aprendizagem de conceitos através de filmes
Bruno José Yashinishi
251-263
PDF (Português (Brasil))
Sentimentos e saberes de profissionais da comunidade hospitalar sobre o SARS-COV-2
Rosane Teresinha Fontana, Janine Goldschmidt de Avila, Rozelaine de Fátima Franzin
264-278
PDF (Português (Brasil))
Trends in inclusive education in science teaching based on the analysis of Brazilian scientific publications
Rafael de Jesus Beltrão , Ana Carolina Gomes Miranda
279-295
PDF (Português (Brasil))
Representações do pedagogo no espaço não escolar: relatos de uma experiência na Vara da Infância e Juventude da Comarca de União da Vitória-PR
Michele, Valeria Aparecida Schena
296-307
PDF (Português (Brasil))
Matemática na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental: o que é dito sobre as tecnologias digitais?
Gabriela Artini da Silva, Queli Ghilardi Cancian, Vilmar Malacarne
308-322
PDF (Português (Brasil))
Vida e a Origem da vida: o que pensam os docentes do ensino fundamental – anos iniciais de um município paranaense
Glessyan de Quadros Marques, Mikael Otto, Luiz Carlos Marinho de Araújo, Luciana Roberta Felicetti Rech, Marco Antonio Batista Carvalho
323-339
PDF (Português (Brasil))
Developed By
Open Journal Systems
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)