Digressão e paródia num causo em O Xangô de Baker Street
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7167Resumo
Este trabalho propõe uma microanálise de um causo narrado no interior de O Xangô de Baker Street (1995), de Jô Soares. A ideia é que essa passagem pode oferecer elementos que possibilitam o entendimento do romance brasileiro num sentido mais amplo. Para tanto, é fundamental a análise de dois recursos centrais no excerto e na obra do escritor carioca: a digressão e a paródia. Quanto à digressão, buscaremos relacioná-la com a busca do texto de desviar nossa atenção do entrecho policial do romance ao propor um desvio ou uma narrativa “entre parênteses”, configurando uma mise en abyme. Em relação à paródia, entendida a partir das formulações de Linda Hutcheon (1985), observar-se-á como ela se articula, por um lado, à revelação do procedimento e, por outro, à ridicularização do detetive/narrador. Tais elementos, que configuram o causo narrado pelo detetive Mello Pimenta, podem ser lidos como um microcosmo dos recursos que estruturam o romance de Jô Soares.