O uso da internet e redes sociais no desempenho acadêmico no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma instituição de ensino superior no Triângulo Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.6930Resumo
Considerando o crescente uso de redes sociais por parte de estudantes do ensino superior, dentro e fora da sala de aula, este estudo visa analisar se há relação entre a utilização da internet, redes sociais e o desempenho acadêmico dos graduandos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados dados por meio de questionário semiestruturado e posterior verificação e comparação com a média de desempenho no curso. Participaram deste estudo 24 graduandos matriculados nos períodos finais do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em uma instituição de ensino superior no Triângulo Mineiro. Os resultados obtidos nessa pesquisa nos mostraram que o uso de redes sociais afeta negativamente o desempenho acadêmico dos participantes. O fator tempo de estudo também pode ser relevante quanto ao desempenho acadêmico dos respondentes. No entanto os fatores, horas diários de navegação na internet e frequência nas aulas presenciais, não intervêm consideravelmente nessa pesquisa.