Formação inicial no contexto pandêmico: uma experiência com narração de histórias
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7135Resumo
Os dados mais pontuais, específicos sobre a alfabetização, neste momento pandêmico, revelam números alarmantes da falta de acesso a esse direito nos anos iniciais do ensino fundamental. É nesse contexto que surge a preocupação sobre a situação da formação dos futuros professores, que também tiveram aulas de forma remota. O presente texto tem por finalidade apontar questões relacionadas à alfabetização, mas especificamente, no desenvolvimento da disciplina de Metodologia da Alfabetização no curso de Pedagogia de uma instituição pública, durante o contexto de pandemia da covid 19, no ano de 2021. O artigo ressalta os desafios presentes, mas destaca a relevância da formação inicial que, mesmo com toda adversidade, possibilitou reflexões sobre a relação entre a metodologia e as vivências das experiências formativas em alfabetização, em meio ao contexto da pandemia mundial, com destaque à narração oral de histórias, comumente conhecida como contação de histórias.