Tendências da educação inclusiva no ensino de ciências a partir da análise de publicações científicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7764Resumo
Esse trabalho investiga quais são as tendências encontradas nas publicações em periódicos brasileiros que se relacionam com a abordagem ao tema educação inclusiva. Sendo uma pesquisa bibliográfica de cunho predominantemente qualitativo com a finalidade de realizar um levantamento das perspectivas apresentadas pelos pesquisadores quanto ao tema. Os dados obtidos através dessa pesquisa possibilitaram a análise das principais características da educação inclusiva no ensino de Ciências com a fim de classificar essas características juntamente aos principais resultados obtidos pelas pesquisas relacionadas ao tema educação inclusiva, por meio de uma metodologia fundamentada em quatro estágios, sendo eles: 1) Seleção dos periódicos nacionais para estudo; 2) Coleta dos dados por meio dos artigos que abordam o tema; 3) Triagem a partir da leitura integral dos artigos; 4) Análise dos artigos. Os resultados apresentados foram obtidos através da análise dos artigos a partir da definição dos seguintes critérios: Caracterização; Aspectos Metodológicos; Base Teórica e Resultados. Ao fim desse levantamento foi observado o direcionamento da atenção das pesquisas relacionadas à educação inclusiva no ensino de Ciências para a formação docente, a fim de promover discussão quanto às principais dificuldades na implementação da educação inclusiva e com relação às intervenções em sala de aula, como formas de abordagens direcionadas a contemplar o ensino inclusivo na escola regular, bem como expectativas, desafios e contribuições das pesquisas que abordam esse tema.