Bases teóricas e reflexões preliminares sobre democracia e gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7175Resumo
Este artigo visa apresentar uma revisão do modelo democrático de gestão utilizado na educação, abordando suas relações na formação humana. A investigação proposta teve como objetivo geral investigar as principais características do modelo democrático de gestão e suas implicações para o processo pedagógico na formação do ser humano, com foco na gestão e organização educacional, utilizando como exemplo a Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente, este ensaio se caracteriza como uma pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa de caráter descritivo reflexiva, baseada em autores como Ana (2018), Bastos (2012), Libâneo (2015) e Saviani (2012). São abordados os desdobramentos históricos, sociais e legais para a efetivação da gestão democrática no contexto educacional. A partir desses levantamentos foi possível evidenciar que a gestão das escolas democráticas inclui atores sociais ativos, tais como gestores, docentes, estudantes, pais e comunidade local; englobando conjuntamente discussões políticas, culturais e econômicas. Pode-se compreender que as decisões ou encaminhamentos relativos à educação devem ser abrangentes, com ciência legal da responsabilidade compartilhada entre os entes federativos (união, estados e municípios), não devendo estas serem restringidas a poucas pessoas. Por meio da pesquisa tornou-se evidente o papel fundamental da liderança pedagógica para a gestão escolar democrática, de modo que esta possa influenciar positivamente o desempenho escolar e garantir uma gestão administrativa eficaz para a realização de um bom trabalho acadêmico nas várias dimensões da educação. Conclui-se que a consolidação de mecanismos de participação democráticos, visando o benefício do desenvolvimento social e coletivo, torna-se essencial para uma gestão educacional democrática eficaz.