Estratégias de ensino e de aprendizagem para jovens e adultos com deficiência intelectual no Brasil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7074Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre os trabalhos de teses e dissertações, realizados no Brasil, destinados a jovens e adultos com deficiência intelectual, a fim de fornecer um panorama das pesquisas que abordam as estratégias de ensino e de aprendizagem que contribuem para a formação destes alunos. A busca usou como repositório o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de busca de 2010 a 2022. Foram analisados 14 estudos em sua íntegra. Os resultados obtidos evidenciaram que a 78% desses estudos destinaram-se a estratégias aplicadas à aprendizagem em disciplinas, como, Matemática e Língua Portuguesa e, 22% relacionados ao uso ou criação de tecnologias digitais em sua formação. Dessa forma, recomenda-se que novas pesquisas sejam desenvolvidas para favorecer o ensino e a aprendizagem desse público, no que tange aos recursos tecnológicos digitais e a outras áreas do conhecimento.