Estratégias de ensino e de aprendizagem para jovens e adultos com deficiência intelectual no Brasil: uma revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7074

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre os trabalhos de teses e dissertações, realizados no Brasil, destinados a jovens e adultos com deficiência intelectual, a fim de fornecer um panorama das pesquisas que abordam as estratégias de ensino e de aprendizagem que contribuem para a formação destes alunos. A busca usou como repositório o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de busca de 2010 a 2022. Foram analisados 14 estudos em sua íntegra. Os resultados obtidos evidenciaram que a 78% desses estudos destinaram-se a estratégias aplicadas à aprendizagem em disciplinas, como, Matemática e Língua Portuguesa e, 22% relacionados ao uso ou criação de tecnologias digitais em sua formação. Dessa forma, recomenda-se que novas pesquisas sejam desenvolvidas para favorecer o ensino e a aprendizagem desse público, no que tange aos recursos tecnológicos digitais e a outras áreas do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ezequiel Gueiber, UTFPR/UEPG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR
Brasil
Possui Mestrado em Banco de Dados pela Universidade Federal do Paraná(2001). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, interface homem-máquina, processo de qualidade, certificação iso e interface para banco de dados. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

Rui Pedro Lopes, Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Rui Pedro Lopes received an MSc degree in Electronics and Telecommunications and a Ph.D. degree in Electrical Engineering from the University of Aveiro, Portugal. He is an associate professor (professor coordinator) at the Polytechnic Institute of Braganca. He is also an external member of the IEETA Research Center, and his main research interests focus on distributed systems, network management, and pedagogical innovation in higher education.

Simone Nasser Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestre em Inteligência Computacional pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutora em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Frameworks de Domínio, Especificação Formal para Frameworks, Refatoração e Programação Orientada a Aspectos. Desenvolve pesquisa sobre aplicação da computação em Educação com ênfase em pessoas com deficiência intelectual. Coordenadora do Programa de Inclusão Digital de 2008 à 2011. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UTFPR-Campus PG de 2016 a 2018. Foi bolsista do CNPq de Extensão Nível C de dez/2010 a dez/2011.

Publicado

2023-08-20