Estratégias de ensino e de aprendizagem para jovens e adultos com deficiência intelectual no Brasil: uma revisão sistemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7074

Abstract

This article presents a systematic review of thesis and dissertation works carried out in Brazil aimed at young people and adults with intellectual disabilities to provide an overview of research addressing the teaching and learning strategies that contribute to their formation. The search was used as a repository the Catálogo de Teses e Dissertações da Capes and Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações in the search period from 2010 to 2022. The 14 studies found were analyzed in full. The results show that 78% of the studies aim at strategies applied to learning subjects such as Mathematics and the Portuguese Language and 22% are related to using or creating digital technologies in their training. Thus, further recommended research to aid the teaching and learning of this public regarding digital technology resources and other areas of knowledge.

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Author Biographies

Ezequiel Gueiber, UTFPR/UEPG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR
Brasil
Possui Mestrado em Banco de Dados pela Universidade Federal do Paraná(2001). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, interface homem-máquina, processo de qualidade, certificação iso e interface para banco de dados. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

Rui Pedro Lopes, Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Rui Pedro Lopes received an MSc degree in Electronics and Telecommunications and a Ph.D. degree in Electrical Engineering from the University of Aveiro, Portugal. He is an associate professor (professor coordinator) at the Polytechnic Institute of Braganca. He is also an external member of the IEETA Research Center, and his main research interests focus on distributed systems, network management, and pedagogical innovation in higher education.

Simone Nasser Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestre em Inteligência Computacional pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutora em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Frameworks de Domínio, Especificação Formal para Frameworks, Refatoração e Programação Orientada a Aspectos. Desenvolve pesquisa sobre aplicação da computação em Educação com ênfase em pessoas com deficiência intelectual. Coordenadora do Programa de Inclusão Digital de 2008 à 2011. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UTFPR-Campus PG de 2016 a 2018. Foi bolsista do CNPq de Extensão Nível C de dez/2010 a dez/2011.

Published

2023-08-20