Impactos da extensão universitária na formação em enfermagem e transformação social: percepções de docentes e discentes extensionistas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.7140Resumo
O objetivo é analisar as percepções de docentes e discentes extensionistas do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) sobre os impactos da extensão universitária no âmbito da formação e transformação social. Realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Os participantes foram docentes e acadêmicos extensionistas do curso de enfermagem da UEMS. A amostra foi do tipo intencional, sendo empregada a saturação das informações, com um total de 15 participantes. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado, contendo questões discursivas que abordaram sobre as percepções a respeito das práticas extensionistas junto à comunidade, as potencialidades da extensão no âmbito da formação e transformação social. As questões discursivas foram transcritas na íntegra e em seguida analisadas conforme o referencial metodológico de análise de conteúdo de Bardin (2016). As respostas desvelaram que a extensão universitária representa um espaço para desenvolver um processo formativo pautado nas necessidades da comunidade. Notou-se que os participantes desta pesquisa valorizaram o estabelecimento de vínculo com a coletividade, o qual deve acontecer a partir de um diálogo que possa proporcionar o senso crítico-reflexivo ao público-alvo das ações extensionistas. O presente estudo pôde mostrar que os participantes compreendem que o ponto de partida para construção de projetos de extensão parte do olhar para as necessidades da comunidade e ainda para uma formação cidadã. As respostas do questionário apontaram que os docentes e discentes do curso de enfermagem da UEMS entendem que as temáticas e os objetivos dos projetos de extensão devem ser encontrados nos anseios da comunidade.