Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Notícias
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Contact
Search
Portal
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 9 No. 18 (2020): v.9, n.18 (2020)
Vol. 9 No. 18 (2020): v.9, n.18 (2020)
Published:
2020-12-12
Expediente e Sumário
Expediente, Sumário e Apresentação
1-6
PDF (Português (Brasil))
TÂNIA STELLA BASSOI, CANTAVA A BELEZA DA VIDA E DE SER APRENDIZ
Tiago Emanuel Klüber
Diretoria Pesquisa
7-12
PDF (Português (Brasil))
Artigos Científicos
IMAGENS, ADAPTAÇÕES E INCLUSÃO
Ledo Vaccaro Machado, Claudia Segadas-Vianna
13-31
PDF (Português (Brasil))
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS E CONHECIMENTOS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM GRUPO DE ESTUDO
Jaqueline Magalhães Brum, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
32-59
PDF (Português (Brasil))
CARTAS DE REMY FREIRE PARA NEWTON DA COSTA
Antonio Peixoto de Araujo Neto, Lucieli M. Trivizoli
60-75
PDF (Português (Brasil))
O ENGAJAMENTO EM UM GRUPO DE ESTUDOS COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS
Jucileide das Dores Lucas Tolentino, Ana Cristina Ferreira
76-97
PDF (Português (Brasil))
CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E DE REALIDADE: UMA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA
Cassiano Scott Puhl, Isabel Cristina Machado de Lara
98-117
PDF (Português (Brasil))
PROCESSOS DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS NO 3º ANO DE ESCOLARIDADE
Eliane Maria de Oliveira Araman, Maria de Lurdes Serrazina
118-136
PDF (Português (Brasil))
DOS PCN À BNCC: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DAS INDICAÇÕES DE APRENDIZAGENS NO TEMA PROBABILIDADE
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão
137-157
PDF (Português (Brasil))
PENSAMENTO GEOMÉTRICO: EM BUSCA DE UMA CARACTERIZAÇÃO À LUZ DE FISCHBEIN, DUVAL E PAIS
André Pereira da Costa
152-179
PDF (Português (Brasil))
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ENSINO EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO PROFISSIONAL
Marcelo Carlos de Proença, Érika Janine Maia-Afonso
180-201
PDF (Português (Brasil))
DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 1990
Lidiane Tania Ronsoni Maier, Adriana Richit
202-228
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE UM PONTO DE VISTA DA TEORIA DO CONHECIMENTO
Wander Mateus Branco Meier, Tânia Stella Bassoi
229-242
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DAS DEMANDAS COGNITIVAS NAS TAREFAS DE PROBABILIDADE PROPOSTAS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Michaelle R. M. de Santana, José António Fernandes, Rute Elizabete de S. R. Borba
243-262
PDF (Português (Brasil))
PARA COMPOR HISTÓRIAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO NORTE (1920 a 1980)
Marcelo Bezerra de Morais
263-287
PDF (Português (Brasil))
O ESTUDANTE COM TEA E A AULA DE MATEMÁTICA: INTERAÇÕES ENTRE LEITURA CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE
Giovanna Carolina Cargnin Ferreira, Claudete Cargnin, Silvia Teresinha Frizzarini
288-306
PDF (Português (Brasil))
O NASCIMENTO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA NO BRASIL (1905-1970)
Sérgio Candido de Gouveia Neto
307-327
PDF (Português (Brasil))
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO: UM “ESTADO DO CONHECIMENTO” NO BRASIL
Anieli Joana de Godoi, Iara Zimmer, David Antonio da Costa
328-345
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DE ALUNOS CEGOS CONSTRUIREM SEUS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS
Elisabete Marcon Mello
346-359
PDF (Português (Brasil))
A LEITURA DE IMAGENS DO TRATADO MATHESIS BICEPS: VETUS ET NOVA NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO
Marisa Raquel de Melo Pereira, Lucieli M. Trivizoli
360-375
PDF (Português (Brasil))
“DINÂMICA CHUMBO VERSUS ALGODÃO – UMA EXPERIMENTAÇÃO DE DOER A CABEÇA” EM UMA PERSPECTIVA DE VASILY VASILOVICH DAVYDOV
Rodolfo Chaves, Veronica Borsonelli Marcarini, Vera Lucia Aniola Ferrari, Maísa Iora, Patrícia Silva Rodrigues
376-397
PDF (Português (Brasil))
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ESTRATÉGICOS COMO FONTE PARA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Mirtes de Souza Miranda, Ruy Cesar Pietropaolo
398-418
PDF (Português (Brasil))
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS
Dacymere da Silva Gadelha, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Juliana Azevedo Montenegro
419-441
PDF (Português (Brasil))
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Estatísticas de acesso
Keywords
Make a Submission
Make a Submission