CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E DE REALIDADE: UMA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.98-117Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso com licenciandos de Matemática de uma Instituição de Ensino Superior particular do município de Porto Alegre, cujo objetivo é identificar a percepção que possuem acerca de Matemática, de realidade, e o modo como entendem a realidade nos livros didáticos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário virtual, enviado para todos os acadêmicos, com perguntas abertas, obtendo uma amostra de 14 licenciandos. O método de análise foi a Análise Textual Discursiva (ATD), definindo as categorias a priori para a concepção de Matemática e de Realidade e categorias emergentes para a percepção dos licenciandos sobre a realidade nos livros didáticos. A análise evidencia que os participantes associam a realidade com o mundo externo, sendo perceptível pelos sentidos. Em relação à Matemática, identificam-se duas categorias distintas: Ciência exata de verdades absolutas; Ciência em desenvolvimento de verdades relativas. Além disso, constatou-se que as percepções de realidade e de Matemática dos licenciandos tem implicação direta no modo como percebem a realidade nos livros didáticos, pois a maioria entende
que exercícios contextualizados representam a realidade. Por fim, têm-se fortes indícios que os licenciandos não sabem diferenciar o significado entre contexto e realidade.