DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 1990
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.202-228Resumo
O ensino da Matemática em escolas públicas de santa Catarina, especialmente na região Oeste, foi historicamente marcado por desafios e limites de natureza diversa, sobretudo nas escolas situadas em zonas afastadas dos centros urbanos. Além disso, o desenvolvimento da educação superior na referida região também foi lento, aspecto esse que limitava as possibilidades de formação à docência daqueles que aspiravam ingressar na profissão. Face a isto, interessamo-nos em investigar os desafios enfrentados por professoras de matemática da educação básica da 4.ª Gerência de Educação de Santa Catarina, entre as décadas de 1970 a 1990, como forma de produzir uma perspectiva histórica sobre o ensino da matemática na referida região, evidenciando aspectos de natureza distinta que marcaram este processo no período citado. Para tanto, realizamos entrevistas com cinco professoras que atuavam em escolas da rede pública estadual à época, guiando-nos pelos pressupostos teóricometodológicos
da História Oral. As entrevistas foram gravadas, transcritas e textualizadas,
constituindo o documento-base do estudo. Como resultados evidenciamos desafios de três naturezas: desafios na formação, profissão e ensino de matemática. Por fim, o estudo pode constituir-se em fonte
histórica, que embasa uma versão da história do ensino em Santa Catarina, fundamentada na narrativa das vivências das professoras.