PARA COMPOR HISTÓRIAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO NORTE (1920 a 1980)
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.263-287Resumo
Neste artigo, temos a intenção de apresentar uma versão histórica sobre a formação dos professores que ensinavam matemática no Rio Grande do Norte, com foco nos processos formativos que ocorreram antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática nesse Estado – criados entre 1966 e 1980. Para isso, apresentamos os contextos e referenciais que fundamentam a operação historiográfica que possibilitou esse texto, bem como nossas opções teórico-metodológicas que resultaram na análise documental aqui descrita e na narrativa histórica apresentada. Essa pesquisa, inserida em uma proposta de amplo espectro do Grupo História Oral e Educação Matemática, apresenta como apontamentos a forte carência de profissionais, a urgência de cursos formadores e os contextos históricos nos quais os cursos em nível superior vão sendo criados e passam a atender essas demandas.