A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ESTRATÉGICOS COMO FONTE PARA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.398-418Resumo
Este artigo tem como propósito apresentar as análises de reflexões realizadas por professores participantes de um grupo de estudos quando discutiam e vivenciavam possibilidades de trabalho com jogos estratégicos. A investigação, de natureza qualitativa, ocorreu num grupo de estudos constituído no interior de uma escola pública na zona norte de São Paulo – Brasil. A coleta de dados se deu por meio de gravações em áudio e vídeo, observações de aula e depoimentos e resoluções dos professores participantes, que lecionavam, entre outras disciplinas, matemática para alunos do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. As análises aqui apresentadas se fundamentam em estudos que discutem o desenvolvimento profissional docente e a utilização dos jogos como recurso didático e pedagógico para o ensino de matemática. Tais estudos demonstraram que refletir com seus pares favorece a (re)significação de conhecimentos pedagógicos, didáticos e de saberes matemáticos, que
são elementos importantes para o desenvolvimento profissional docente. Esses professores ampliaram suas concepções sobre a utilização dos jogos de estratégias para o ensino e para a aprendizagem da matemática.