O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO: UM “ESTADO DO CONHECIMENTO” NO BRASIL

Autores

  • Anieli Joana de Godoi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Iara Zimmer Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.328-345

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um “estado do conhecimento” a partir de teses que articulam a aritmética com o Movimento da Matemática Moderna e a História da Educação Matemática no ensino primário brasileiro no período de 1950 a 1970. Trata-se de resultados parciais de uma pesquisa
em nível de mestrado desenvolvida no GHEMAT Santa Catarina. Para tanto, mobilizam-se conceitos de “estado do conhecimento”. O corpus da pesquisa são teses que abordam o ensino de aritmética publicadas do ano de 2008 até 2018 e disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES.
Apresentam-se discussões teóricas metodológicas, mapeamento das teses em questão, apresentação e discussão dos resultados, além da Matemática Moderna vista sob a lente das teses. Como resultado, caracterizam-se momentos marcantes do Movimento nas escolas de ensino primário brasileiras no período, dentre eles, a apropriação da psicologia de Jean Piaget e dos ideais de Zoltan Paul Dienes, a inserção da Teoria de Conjuntos e a participação ativa do professor Osvaldo Sangiorgi, de modo que
se pôde observar como a escola se transformou, com novos ideais e uma nova maneira de ensinar aritmética para as crianças.

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Publicado

10-12-2020

Como Citar

Godoi, A. J. de, Zimmer, I., & Costa, D. A. da. (2020). O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO: UM “ESTADO DO CONHECIMENTO” NO BRASIL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(18), 328–345. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.328-345

Edição

Seção

Artigos Científicos