O ENGAJAMENTO EM UM GRUPO DE ESTUDOS COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA: UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.76-97Resumo
No presente artigo, investiga-se o papel do engajamento na motivação para aprender Matemática em um grupo de alunas do curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. O foco das atividades do grupo estava na construção de conhecimentos matemáticos e na autorregulação da aprendizagem. O estudo se fundamentou em algumas noções centrais da Teoria Social Cognitiva (em particular, a motivação para aprender). A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu: observação de aulas de duas disciplinas voltadas para o ensino de Matemática,
pertencentes ao referido curso; questionários e registros produzidos pelas participantes do grupo de estudos, bem como gravações de reuniões do mesmo. Os resultados evidenciam que tanto a natureza do relacionamento estabelecido entre as participantes e a pesquisadora (caracterizado pelo respeito mútuo e confiança) quanto a dinâmica dos encontros (com momentos de retomada das atividades realizadas em sala de aula e momentos de reflexão sobre a própria aprendizagem) favoreceram o
engajamento nas tarefas propostas no grupo de estudos. E esse engajamento contribuiu para fortalecer a motivação para aprender Matemática das participantes da investigação.