“DINÂMICA CHUMBO VERSUS ALGODÃO – UMA EXPERIMENTAÇÃO DE DOER A CABEÇA” EM UMA PERSPECTIVA DE VASILY VASILOVICH DAVYDOV

Autores

  • Rodolfo Chaves Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
  • Veronica Borsonelli Marcarini Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
  • Vera Lucia Aniola Ferrari Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
  • Maísa Iora Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Patrícia Silva Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.376-397

Resumo

Adotamos, nesta pesquisa, em abordagem qualitativa, o método de análise da produção de significados, no viés do Modelo dos Campos Semânticos, para analisar a dinâmica da produção de significados de alunos do quinto ano, na faixa etária de doze anos, de uma escola campesina, no interior do Rio Grande do Sul. O cenário formou-se a partir do conjunto dessas atividades de estudo desenvolvidas com esses alunos na escola em questão. Tal pesquisa ocorreu a partir do Programa Nacional de Pós-doutorado da Capes, por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência, do Projeto Interdisciplinar no Campo e do Programa de Educação Tutorial, do Departamento de Matemática da UFSM. No presente artigo apresentamos os significados produzidos pelos atores envolvidos na pesquisa ao analisarmos uma atividade de estudo advinda de nossa proposta de intervenção, na qual buscávamos produzir análises dialógicas, reflexivas e críticas que dessem subsídios a formulações de atividades de estudo no viés proposto por Vasily Vasilovich Davydov. Por esse espectro, identificamos possíveis vieses entre o Modelo dos Campos Semânticos e uma proposta de uma Educação Etnomatemática em uma perspectiva interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Chaves, R., Marcarini, V. B., Ferrari, V. L. A., Iora, M., & Rodrigues, P. S. (2020). “DINÂMICA CHUMBO VERSUS ALGODÃO – UMA EXPERIMENTAÇÃO DE DOER A CABEÇA” EM UMA PERSPECTIVA DE VASILY VASILOVICH DAVYDOV. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(18), 376–397. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.376-397

Edição

Seção

Artigos Científicos