O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS

Autores

  • Dacymere da Silva Gadelha Universidade Federal de Pernambuco / UFPE
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco / UFPE
  • Juliana Azevedo Montenegro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.419-441

Resumo

Com o intuito de analisar o uso de fichas – com ilustrações dos elementos dos enunciados de cada situação-problema – e do software Pixton©, na compreensão das propriedades combinatórias, são apontados resultados de um estudo piloto de uma dissertação de Mestrado que contou com a
participação de seis estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, os estudantes solucionaram, com lápis e papel, um teste diagnóstico estruturado com duas situações de cada tipo – arranjo, combinação, permutação e produto de medidas. Mediante os resultados, duplas foram emparelhadas para o uso dos recursos didáticos (fichas ou software Pixton©) durante dois momentos de ensino. Por fim, os seis participantes responderam um teste final, novamente com lápis e papel e
foram comparados os resultados das três etapas da pesquisa. Verificou-se que tanto os estudantes que utilizaram as fichas quanto o software Pixton© demonstraram avanços em seus desempenhos. Entretanto, os estudantes que utilizaram o software Pixton© precisaram de mais tempo para explorar o recurso, como também, do direcionamento da pesquisadora para evitarem distrações em relação às opções de edições, além de terem tido dificuldade no esgotamento dos problemas que envolviam maior número de possibilidades. Conclui-se que, com os devidos cuidados, fichas ilustrativas e o Pixton© são recursos que aliados à mediação do professor podem auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes em início de escolarização.

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Publicado

10-12-2020

Como Citar

Gadelha, D. da S., Borba, R. E. de S. R., & Montenegro, J. A. (2020). O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(18), 419–441. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.18.419-441

Edição

Seção

Artigos Científicos