Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Contato
Buscar
Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 17 (2019): Currículo e Educação Matemática
v. 8 n. 17 (2019): Currículo e Educação Matemática
Publicado:
18-12-2019
Expediente e Sumário
Expediente, Sumário e Apresentação
1-7
PDF
Artigos Científicos
AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO DE TRABALHO DE CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Wagner Barbosa de Lima Palanch
8-16
PDF
O ESTUDANTE DESEJÁVEL CONSTITUÍDO PELO DISCURSO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Júlio César Gomes de Oliveira, Marcio Antonio da Silva
17-44
PDF
TEMÁTICAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
Clarissa de Assis Olgin
45-60
PDF
CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O CASO DE UMA UNIVERSIDADE GOIANA
Líviam Santana Fontes, Cleyton Hércules Gontijo, Geraldo Eustáquio Moreira
61-78
PDF
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PROJETADA NO TEXTO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Paulo Wichnoski
79-99
PDF
A RELEVÂNCIA DO CURRÍCULO E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS STEM
Cristine Santos de Souza da Silva, Denise Santos de Souza, Ursula Tatiana Timm, Agostinho Serrano de Andrade Neto
100-120
PDF
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS LOCALIZADAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Silvia Raquel Aparecida de Moraes, Mariana Feiteiro Cavalari
121-148
PDF
O CURRÍCULO MATEMÁTICO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES E AS MANIFESTAÇÕES DOS ALUNOS: ALGUMAS CONTRADIÇÕES
Wellington Hermann, Caio Juvanelli, Paula Renata Pedroso Avanço Ferreira, Valdete dos Santos Coqueiro, Marinez Meneghello Passos
149-177
PDF
OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OCULTO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA
Nilza Zanon de Sousa Machado, Elenilton Vieira Godoy
178-200
PDF
AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES E O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alessandra Carvalho Teixeira, Norma Suely Gomes Allevato
201-228
PDF
NOOSFERA E ASSUJEITAMENTO, DUAS NOÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO PARA PROBLEMATIZAR O CURRÍCULO E MUDANÇAS CURRICULARES
Danielly Kaspary
229-247
PDF
BACKGROUND, FOREGROUND E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cecy Leite Alves Carreta, Cintia Aparecida Bento dos Santos
248-264
PDF
ABRINDO A CAIXA DE PANDORA: AS COMPETÊNCIAS DA MATEMÁTICA NA BNCC
Fabrício Monte Freitas, Cristina Cavalli Bertolucci, Crislaine de Anunciação Roveda, João Alberto da Silva
265-291
PDF
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Greyce dos Santos Rodrigues, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
292-319
PDF
ABORDAGEM CURRICULAR DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Frank Presley de Lima Neves, Jurema Lindote Botelho Peixoto
320-345
PDF
SENTIDOS DE CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA ENUNCIADOS POR PROFESSORAS DA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL
Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas
346-368
PDF
DO 3 + 1 À PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA NARRATIVA POSSÍVEL SOBRE O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFRJ
Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo
369-394
PDF
CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO QUE CURSAM PEDAGOGIA SOBRE A 1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA-NÍVEL A
Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer
395-413
PDF
MATERIAIS CURRICULARES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Gilberto Januario, Katia Lima
414-433
PDF
UNA INVITACIÓN A REFLEXIONAR EL CURRÍCULO DE MATEMÁTICAS A PARTIR DE UNA ACTIVIDAD MATEMÁTICA
Adriana Lasprilla Herrera
434-448
PDF
LOS CUADRILÁTEROS COMO SABER A ENSEÑAR EN EL CURRÍCULO PERUANO
Daysi Julissa García-Cuéllar, Saddo Ag Almouloud, Jesús Victoria Flores Salazar
449-474
PDF
O ESTUDO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DOS PARÂMETROS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE
Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Andreza Santana da Silva
475-492
PDF
INSTIGANDO JUSTIFICATIVAS E PROMOVENDO ESTRATÉGIAS DE PROVA SOBRE QUADRILÁTEROS COM O APLICATIVO FREEGEO
Marcelo Almeida Bairral
493-518
PDF
MODELAGEM E O CURRÍCULO PAULISTA: ENTRE IMPOSIÇÕES, COBRANÇAS VELADAS E INSUBORDINAÇÕES CRIATIVAS
Régis Forner, Ana Paula dos Santos Malheiros
519-545
PDF
A ARTICULAÇÃO ENTRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NAS DIFERENTES INSTÂNCIAS DO CURRÍCULO: UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL
Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
546-566
PDF
METAESTUDO DE PESQUISAS SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Reinaldo Feio Lima, Andréia Maria Pereira de Oliveira
567-587
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Estatísticas de acesso
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão