CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O CASO DE UMA UNIVERSIDADE GOIANA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.61-78Resumo
O currículo escolar brasileiro segue, historicamente, uma organização disciplinar, linear e compartimentada. De acordo com nossos referenciais, esse modo de organizar o ensino é limitante, e não condiz com as necessidades educativas atuais. A interdisciplinaridade apresenta-se como uma possibilidade para superar esse modelo, mas para que as mudanças curriculares ocorram, é preciso que elas perpassem a formação de professores, pois os licenciados tendem a reproduzir, em suas salas de
aula, suas práticas formativas. O objetivo desse artigo é apresentar uma breve discussão sobre a
interdisciplinaridade e o currículo brasileiro, e a análise curricular de um curso de licenciatura em matemática, investigando se este oferece possibilidades de um ensino interdisciplinar. Selecionamos a Universidade Estadual de Goiás que, dentre as instituições públicas goianas, oferta o maior número de cursos em licenciatura em matemática. Foi possível constatar que há poucos indícios de um trabalho interdisciplinar. Concluímos que é preciso mudanças tanto no Projeto Pedagógico, em que as orientações para os trabalhos interdisciplinares estejam claramente explicitadas, quanto na estrutura curricular do curso, tornando-o mais flexível, para que a interdisciplinaridade possa de fato ser materializada.