A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS LOCALIZADAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.121-148Resumo
Esta investigação teve o intuito de analisar a presença das temáticas relativas à História da Matemática (HM) e à HM no ensino nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática oferecidos por Universidades Federais localizadas no estado de Minas Gerais. Para tanto, identificamos essas licenciaturas e analisamos seus Projetos Políticos Pedagógicos, ementas e/ou ementários. Aplicamos também questionários aos coordenadores e aos professores que lecionaram as disciplinas que abordam
tais temáticas desses cursos. Os dados obtidos por meio dos documentos e dos questionários foram
confrontados e analisados. Identificamos que a temática relativa à HM é abordada em todos os 14
cursos localizados, em disciplinas de “Prática de Ensino”, da área de “Matemática”, de “História da
Ciência” e, sobretudo, em disciplinas específicas de “História da Matemática”. Já a temática relativa à
HM no ensino está presente em ementas de disciplinas de “História da Matemática” ou de “Prática de
Ensino” de apenas três cursos. A realização desta investigação evidenciou a importância das
disciplinas específicas de HM para a manutenção desta temática nos currículos dos cursos de
licenciatura e a necessidade de que estes abordem mais as questões relativas à HM no ensino, já que
são temáticas relevantes para a formação de professores de Matemática.