O ESTUDANTE DESEJÁVEL CONSTITUÍDO PELO DISCURSO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.17-44Resumo
Esta pesquisa estabelece aproximação teórico-metodológica com análise do discurso, desenvolvida por Michel Foucault e interlocutores, por meio do questionamento: qual estudante desejável está sendo constituído pelo discurso da Educação Matemática Crítica (EMC)? Utiliza como corpus discursivo de análise trabalhos que foram publicados em revistas da educação matemática (Bolema, Zetetiké e Revista Paranaense de Educação Matemática) e no Encontro Nacional de Educação Matemática (2010, 2013, 2016). A partir dessa materialidade, apresenta como resultado um enunciado que caracteriza um sujeito desejável: matemática para formar um cidadão-críticoconsciente-ativo que é responsável, agente de transformação social, engajado politicamente, que interpreta e age em situações estruturadas pela matemática e que é questionador dos usos de modelos matemáticos presentes na sociedade. Conclui que um sujeito desejável desse currículo não escapa de um exercício do poder, pois coloca em jogo um processo de subjetivação no contexto das pesquisas em educação matemática, produzindo efeitos de poder ao procurar conduzir a conduta das pessoas,
abrindo, por meio das pesquisas investigadas, um campo de experiência para tal. Conclui, também, que, ainda que seja uma demanda específica de um currículo-EMC, esse enunciado pode estar se tornando uma demanda geral do campo da educação matemática, assumindo traço de um significante
vazio.