SENTIDOS DE CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA ENUNCIADOS POR PROFESSORAS DA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.346-368Resumo
De uma maneira geral, o ensino de Matemática ainda tem sido um desafio nas escolas brasileiras. Entendemos que este desafio se intensifica em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da zona rural onde, em geral, predominam propostas curriculares de escolas urbanas ou adaptadas de outras etapas de ensino. Neste artigo analisamos os sentidos de currículos enunciados por professoras que lecionam Matemática em turmas da EJA em uma escola da zona rural de Sobral, no Ceará. Como instrumentos de elaboração de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas,
realizadas com cinco professoras. Os materiais de pesquisa foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, observa-se a percepção do comum entendimento, por parte das professoras pela análise dos sentidos de currículos enquanto documento básico de prescrição dos conteúdos escolares e orientador de suas práticas pedagógicas.