OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OCULTO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.178-200Resumo
Preocupado com os fatores que interferem nos processos de ensino e aprendizagem da
disciplina de Matemática no Ensino Fundamental e Médio e com os professores e alunos frente aos
desafios vivenciados no âmbito escolar, o presente estudo – inserido na linha de pesquisa Formação
de Professores que ensinam Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em
Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná – tem como objetivo observar o
currículo oculto que permeia os intramuros de uma escola estadual do município de Curitiba-PR, aos
olhos de uma professora de Matemática. Para isso pautará metodologicamente numa pesquisa
qualitativa, de cunho etnográfico e apoiar-se-á em teóricos críticos do campo do currículo que
investigam o currículo oculto. O exercício analítico realizado indicou a existência de atitudes carentes
de autonomia, porém carregada de conformismo. Um individualismo muito presente, valores e
comportamentos contraditórios na relação aluno-aluno, momentos de resistência à instituição, mas
com ações agressivas a membros da escola e vivências de aprendizagem e de controle social não
relativizadas pela família. Constata-se que muito do currículo oculto presente neste espaço escolar
contribui para a manutenção da hegemonia dominante. Entretanto, é importante continuar desvelando
esse currículo nos espaços escolares e reinterpretá-lo constantemente.