DO 3 + 1 À PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA NARRATIVA POSSÍVEL SOBRE O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.369-394Resumo
Investigamos reformas curriculares no curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ no período entre a década de 1980 e o início da segunda década dos anos 2000, com base em documentos
oficiais, relatórios e transcrições de discussões em eventos e em entrevistas com docentes que atuaram na formação de professores de Matemática na instituição durante esse período. Para isso, empregamos uma construção narrativa, em que a análise se constitui a partir do diálogo entre os dados produzidos, a literatura de pesquisa e o referencial teórico em formação de professores e em currículo, que figuram entrelaçados no texto. Com essa narrativa, construída a partir de interpretações de fatos e ações, visamos revelar aspectos das ideias, dos debates e das disputas relativos à formação de professores de matemática na UFRJ, à época da implementação dos programas curriculares.