DO 3 + 1 À PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA NARRATIVA POSSÍVEL SOBRE O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFRJ

Autores

  • Cleber Dias da Costa Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
  • Victor Giraldo Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.369-394

Resumo

Investigamos reformas curriculares no curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ no período entre a década de 1980 e o início da segunda década dos anos 2000, com base em documentos
oficiais, relatórios e transcrições de discussões em eventos e em entrevistas com docentes que atuaram na formação de professores de Matemática na instituição durante esse período. Para isso, empregamos uma construção narrativa, em que a análise se constitui a partir do diálogo entre os dados produzidos, a literatura de pesquisa e o referencial teórico em formação de professores e em currículo, que figuram entrelaçados no texto. Com essa narrativa, construída a partir de interpretações de fatos e ações, visamos revelar aspectos das ideias, dos debates e das disputas relativos à formação de professores de matemática na UFRJ, à época da implementação dos programas curriculares.

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Publicado

10-12-2020

Como Citar

Neto, C. D. da C., & Giraldo, V. (2020). DO 3 + 1 À PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA NARRATIVA POSSÍVEL SOBRE O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFRJ. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 369–394. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.369-394

Edição

Seção

Artigos Científicos