A ARTICULAÇÃO ENTRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NAS DIFERENTES INSTÂNCIAS DO CURRÍCULO: UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.546-566Resumo
São apresentados os resultados de uma revisão sistemática desenvolvida no contexto de um estudo de tese, em andamento, que tem o objetivo de investigar as articulações entre Combinatória e Probabilidade nas diferentes instâncias do currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O
estudo em questão incluirá, ainda, a proposição de um processo interventivo visando proporcionar o desenvolvimento dos raciocínios combinatório e probabilístico a partir da exploração de suas relações.
Neste sentido, a realização de uma revisão sistemática assume grande relevância, pois permite levantar o que é dito sobre, bem como o que já foi feito, a partir da literatura disponível. Inicialmente, foram levantados 258 textos em português nas bases de dados consultadas, que incluem teses, dissertações e publicações em periódicos com Qualis A1 a B2 e anais de eventos da área. Após os dois refinamentos realizados, foram selecionados 33 textos que abordam, em sua maioria (aproximadamente 58% dos
textos), a instância referente ao currículo realizado, i.e., aquele refletido na prática. Os resultados da revisão sistemática realizada irão contribuir para reflexões sobre o objeto de estudo da tese e proporcionar o levantamento de ideias para a construção do processo interventivo que será desenvolvido mais adiante, bem como para as demais etapas do estudo.