METAESTUDO DE PESQUISAS SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Reinaldo Feio Lima Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.567-587

Resumo

Este artigo tem como objetivo inventariar e discutir as tendências da produção acadêmica sobre Materiais Curriculares Educativos na formação de professores que ensinam Matemática no Brasil. Para isso, consideramos as pesquisas publicadas no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, cujos procedimentos metodológicos foram adotados à luz do metaestudo. Foram analisadas teses e dissertações a partir de cinco categorias a priori: (i) instituições; (ii) método e procedimentos de produção de dados; (iii) aportes teóricos; (iv) objetivos das pesquisas; e (v) contribuições das pesquisas em Materiais Curriculares Educativos para a formação de professores que ensinam Matemática. A pesquisa apontou que os Materiais Curriculares Educativos na formação de
professores que ensinam Matemática tem se concretizado por meio de três tendências: trabalho colaborativo, participação e identidade docente; relação professor-Materiais Curriculares Educativos e prática pedagógica.

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Publicado

10-12-2020

Como Citar

Lima, R. F., & Oliveira, A. M. P. de. (2020). METAESTUDO DE PESQUISAS SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 567–587. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.567-587

Edição

Seção

Artigos Científicos