METAESTUDO DE PESQUISAS SOBRE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.567-587Resumen
Este artigo tem como objetivo inventariar e discutir as tendências da produção acadêmica sobre Materiais Curriculares Educativos na formação de professores que ensinam Matemática no Brasil. Para isso, consideramos as pesquisas publicadas no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, cujos procedimentos metodológicos foram adotados à luz do metaestudo. Foram analisadas teses e dissertações a partir de cinco categorias a priori: (i) instituições; (ii) método e procedimentos de produção de dados; (iii) aportes teóricos; (iv) objetivos das pesquisas; e (v) contribuições das pesquisas em Materiais Curriculares Educativos para a formação de professores que ensinam Matemática. A pesquisa apontou que os Materiais Curriculares Educativos na formação de
professores que ensinam Matemática tem se concretizado por meio de três tendências: trabalho colaborativo, participação e identidade docente; relação professor-Materiais Curriculares Educativos e prática pedagógica.