v. 8 n. 3 (2020): Revista Vórtex

					Visualizar v. 8 n. 3 (2020): Revista Vórtex
Publicado: 15.12.2020

Artigos

  • Parsimonious relations between Guitar Textural Proposals

    Bernardo Ramos Pinto, Pauxy Gentil-Nunes
    1.1

    Visualizações: 98
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.1
  • A Pesquisa Cientí­fica em Violão Divulgada por Oito Periódicos Nacionais: Mapeamento da Produção de 2009 a 2019

    Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini
    1.2

    Visualizações: 133
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.2
  • Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer

    Bruno Madeira
    1.3

    Visualizações: 138
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3
  • Do Alaúde para o Violão: Recursos Idiomáticos Potencializadores da Expressividade Musical

    Vitor de Souza Leite, Luciano Hercílio Alves Souto
    1.4

    Visualizações: 204
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.4
  • Yvonne Rebello e Garoto: o Violão na Música de Radamés Gnattali antes da Tocata em Ritmo de Samba

    Luciano Lima
    1.5

    Visualizações: 208
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.5
  • Si amanece, nos vamos for solo guitar: Using multiphonics in a new way

    Rita Torres
    1.7

    Visualizações: 73
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.7
  • Estratégias para o ensino de instrumento musical: bases teóricas e exemplos práticos aplicados ao violão

    Ricieri Carlini Zorzal
    1.8

    Visualizações: 305
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.8
  • O processo de geração de sentidos e sua importância para a transcrição de uma obra musical

    Victor Vale, Flavio Barbeitas
    1.9

    Visualizações: 116
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.9
  • The Guitar as a Laboratory for Experimentation

    Camilo A. Mendez San Juan
    1.10

    Visualizações: 142
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.10
  • WALKING: Conceituação do comportamento de mão esquerda ao violão observado por Frank Koonce

    Raquel Turra Loner, Alisson Alípio
    1.11

    Visualizações: 150
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.11
  • Aspects of Villa-Lobos's Tonal Style in Some of His Studies for Guitar

    Gabriel Navia
    1.12

    Visualizações: 96
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.12
  • "Para Andrés Segovia" : A Suite Goivos de Francisco de Lacerda

    Pedro Rodrigues
    1.13

    Visualizações: 169
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.13
  • Investigating neoclassicism around Alexandre Tansman

    Luigi Brandão
    1.14

    Visualizações: 144
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.14
  • Editing Strategies for Overcoming Instrumentation Issues in Rebay's Großes Duo in a-Moll

    Luiz Mantovani
    1.15

    Visualizações: 89
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.15
  • A "Escola de Tárrega" : Uma Nova Pedagogia do Violão

    Cristiano Braga de Oliveira
    1.16

    Visualizações: 578
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.16
  • O Violão Oitocentista nos álbuns da Famí­lia Perdigão

    Guilherme Augusto de Ávila, Daniel L. Cerqueira, Joaquim Santos Neto
    1.17

    Visualizações: 141
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.17
  • Idiomatismo Violoní­stico e Construções Identitárias na Obra de Lula Galvão

    Davi Melo, Marta Castello Branco
    1.18

    Visualizações: 157
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.18
  • Presença de violonistas espanhóis em São Paulo no século XIX

    Flavia Prando
    1.19

    Visualizações: 188
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.19
  • Obras de Francisco Mignone para duo de violões recém-descobertas: uma história revista

    Fernando Araújo
    1.20

    Visualizações: 123
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.20
  • Procesos de preparación para tocar en vivo: relatos de guitarristas de excelencia

    Rafael Iravedra, Daniel Wolff
    1.21

    Visualizações: 116
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.21
  • Complexidade e criatividade nos arranjos de Dyens e Assad para o Verano de Piazzolla

    Guilherme Vincens
    1.22

    Visualizações: 174
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.22
  • Colaboração, composição e preparação para a performance de "For guitar" para violão solo

    Márlou Peruzzolo Vieira, Samuel Peruzzolo Vieira
    1.23

    Visualizações: 96
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.23
  • A Colaboração Compositor-Intérprete na Reelaboração de Passagens Não-Idiomáticas no Violão

    Sabrina Souza Gomes, Leonardo Loureiro Winter
    1.24

    Visualizações: 118
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.24
  • Ritmo de frase e expressividade no Estudo op. 6, n.8, de Fernando Sor

    Felipe Augusto Vieira da Silva
    1.25

    Visualizações: 163
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.25
  • Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga

    Helder Tomas Pinheiro
    1.26

    Visualizações: 97
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.26
  • A obra para violão de Ernst Mahle: um panorama histórico e analí­tico

    Guilherme Arce, Fábio Bartoloni
    1.27

    Visualizações: 116
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.27
  • Matrizes bidimensionais e derivação serial na poética violoní­stica de Marcos Alan

    Sérgio Vitor de Souza Ribeiro
    1.28

    Visualizações: 70
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.28
  • A Produção de Conhecimento sobre Violão em Dois Eventos Nacionais (2007-2018)

    Jonathan Douglas Lopo Martins, Renan Colombo Simões
    1.29

    Visualizações: 230
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.29
  • A Fuga da Donzela: Relações entre Mulheres, Violão e Discurso na Cultura Brasileira

    Cláudia Araújo Garcia
    1.30

    Visualizações: 264
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.30
  • Temporality and performing style in Luciano Berio's Sequenza XI for guitar

    Diego Castro-Magas
    1.31

    Visualizações: 193
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.31
  • A viola na sociedade oitocentista carioca e o baixo contí­nuo

    Luciana Câmara Queiroz de Souza, Andréa Alencar Coelho da Silva
    1.32

    Visualizações: 79
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.32
  • Violão Suzuki: procedimentos técnicos abordados no primeiro volume e a sua relação com a escola Carlevariana

    Felipe dos Anjos Afonso, Fernando Aguera
    1.33

    Visualizações: 197
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.33
  • Coordenação Bimanual e Velocidade na Performance do Violão

    Inácio Rabaioli
    1.34

    Visualizações: 94
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.34
  • A Alma Brasileira na Alma dos Negócios: Propagandas de Violão na Revista O Violão

    José Jarbas Ruas
    1.35

    Visualizações: 76
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.35
  • Uma proposta de sistematização de notação percussiva para o violão

    Amanda Carpenedo, Helena Marinho
    1.36

    Visualizações: 240
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.36
  • "Proposição" – Impressões sobre o violonismo e a vocalidade em uma canção de Ricardo Tacuchian

    Wladimir F. C. Mattos, Lourival Lourenço Jr.
    1.37

    Visualizações: 68
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.37
  • O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional

    Luís Fabiano Farias Borges, Maria Alice Volpe
    1.38

    Visualizações: 261
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.38
  • Técnicas Estendidas e Transcriação no Estudo No 1 para violão de R. Coelho de Souza

    Rodolfo Coelho de Souza
    1.39

    Visualizações: 61
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.39

Entrevista

  • Entrevista a Andrés González, fundador y director del Consort Guitarrí­stico de Chile

    Mauricio Gómez Gálvez, Andrés González
    1.6

    Visualizações: 94
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.6

Dossiê: "Cartas para Julian Bream"

  • Julian Bream (1933-2020)

    Fabio Zanon
    1.46

    Visualizações: 61
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.46
  • Julian Bream

    Laura Snowden
    1.47

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.47
  • "...the luthenist!" : ambivalências e desvios nas regravações de Julian Bream

    Sidney Molina
    1.48

    Visualizações: 41
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.48
  • Studying with Bream

    Alice Artzt
    1.49

    Visualizações: 48
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.49
  • Julian Bream: a man for all seasons

    Gilson Antunes
    1.50

    Visualizações: 56
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.50
  • Retrato musical de Julian Bream por Leo Brouwer

    Teresinha Prada
    1.51

    Visualizações: 64
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.51
  • Julian Bream e a Luteria

    Ricardo Dias
    1.52

    Visualizações: 52
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.52
  • Bream, Birtwistle, and Beyond: The Genesis of a New Work

    Jonathan Leathwood
    1.53

    Visualizações: 91
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.53

Dossiê: "O Violão em Tempos de Pandemia"

Obra Artí­stica

  • Estudo Nazarethiano nº 12, para violão solo

    Luís Fabiano Farias Borges
    1.40

    Visualizações: 65
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.40
  • From Scratch

    Sergio Kafejian
    1.41

    Visualizações: 51
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.41
  • Ubá, Belenenses

    Eduardo Frigatti
    1.42

    Visualizações: 55
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.42
  • Three sketches for guitar

    Mário Aníbal Gonçalves Rego Cardoso
    1.43

    Visualizações: 108
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.43
  • Canto para Hildegard

    Ricardo Henrique Serrão
    1.44

    Visualizações: 48
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.44
  • Melancoli[r]a: ressignificando o violão

    Felipe de Almeida Ribeiro
    1.45

    Visualizações: 104
    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.45