v. 8 n. 3 (2020): Revista Vórtex

					Visualizar v. 8 n. 3 (2020): Revista Vórtex
Publicado: 15.12.2020

Artigos

  • Parsimonious relations between Guitar Textural Proposals

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.1
    Bernardo Ramos Pinto, Pauxy Gentil-Nunes
    1.1
  • A Pesquisa Cientí­fica em Violão Divulgada por Oito Periódicos Nacionais: Mapeamento da Produção de 2009 a 2019

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.2
    Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini
    1.2
  • Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3
    Bruno Madeira
    1.3
  • Do Alaúde para o Violão: Recursos Idiomáticos Potencializadores da Expressividade Musical

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.4
    Vitor de Souza Leite, Luciano Hercílio Alves Souto
    1.4
  • Yvonne Rebello e Garoto: o Violão na Música de Radamés Gnattali antes da Tocata em Ritmo de Samba

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.5
    Luciano Lima
    1.5
  • Si amanece, nos vamos for solo guitar: Using multiphonics in a new way

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.7
    Rita Torres
    1.7
  • Estratégias para o ensino de instrumento musical: bases teóricas e exemplos práticos aplicados ao violão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.8
    Ricieri Carlini Zorzal
    1.8
  • O processo de geração de sentidos e sua importância para a transcrição de uma obra musical

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.9
    Victor Vale, Flavio Barbeitas
    1.9
  • The Guitar as a Laboratory for Experimentation

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.10
    Camilo A. Mendez San Juan
    1.10
  • WALKING: Conceituação do comportamento de mão esquerda ao violão observado por Frank Koonce

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.11
    Raquel Turra Loner, Alisson Alípio
    1.11
  • Aspects of Villa-Lobos's Tonal Style in Some of His Studies for Guitar

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.12
    Gabriel Navia
    1.12
  • "Para Andrés Segovia" : A Suite Goivos de Francisco de Lacerda

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.13
    Pedro Rodrigues
    1.13
  • Investigating neoclassicism around Alexandre Tansman

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.14
    Luigi Brandão
    1.14
  • Editing Strategies for Overcoming Instrumentation Issues in Rebay's Großes Duo in a-Moll

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.15
    Luiz Mantovani
    1.15
  • A "Escola de Tárrega" : Uma Nova Pedagogia do Violão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.16
    Cristiano Braga de Oliveira
    1.16
  • O Violão Oitocentista nos álbuns da Famí­lia Perdigão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.17
    Guilherme Augusto de Ávila, Daniel L. Cerqueira, Joaquim Santos Neto
    1.17
  • Idiomatismo Violoní­stico e Construções Identitárias na Obra de Lula Galvão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.18
    Davi Melo, Marta Castello Branco
    1.18
  • Presença de violonistas espanhóis em São Paulo no século XIX

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.19
    Flavia Prando
    1.19
  • Obras de Francisco Mignone para duo de violões recém-descobertas: uma história revista

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.20
    Fernando Araújo
    1.20
  • Procesos de preparación para tocar en vivo: relatos de guitarristas de excelencia

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.21
    Rafael Iravedra, Daniel Wolff
    1.21
  • Complexidade e criatividade nos arranjos de Dyens e Assad para o Verano de Piazzolla

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.22
    Guilherme Vincens
    1.22
  • Colaboração, composição e preparação para a performance de "For guitar" para violão solo

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.23
    Márlou Peruzzolo Vieira, Samuel Peruzzolo Vieira
    1.23
  • A Colaboração Compositor-Intérprete na Reelaboração de Passagens Não-Idiomáticas no Violão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.24
    Sabrina Souza Gomes, Leonardo Loureiro Winter
    1.24
  • Ritmo de frase e expressividade no Estudo op. 6, n.8, de Fernando Sor

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.25
    Felipe Augusto Vieira da Silva
    1.25
  • Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.26
    Helder Tomas Pinheiro
    1.26
  • A obra para violão de Ernst Mahle: um panorama histórico e analí­tico

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.27
    Guilherme Arce, Fábio Bartoloni
    1.27
  • Matrizes bidimensionais e derivação serial na poética violoní­stica de Marcos Alan

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.28
    Sérgio Vitor de Souza Ribeiro
    1.28
  • A Produção de Conhecimento sobre Violão em Dois Eventos Nacionais (2007-2018)

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.29
    Jonathan Douglas Lopo Martins, Renan Colombo Simões
    1.29
  • A Fuga da Donzela: Relações entre Mulheres, Violão e Discurso na Cultura Brasileira

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.30
    Cláudia Araújo Garcia
    1.30
  • Temporality and performing style in Luciano Berio's Sequenza XI for guitar

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.31
    Diego Castro-Magas
    1.31
  • A viola na sociedade oitocentista carioca e o baixo contí­nuo

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.32
    Luciana Câmara Queiroz de Souza, Andréa Alencar Coelho da Silva
    1.32
  • Violão Suzuki: procedimentos técnicos abordados no primeiro volume e a sua relação com a escola Carlevariana

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.33
    Felipe dos Anjos Afonso, Fernando Aguera
    1.33
  • Coordenação Bimanual e Velocidade na Performance do Violão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.34
    Inácio Rabaioli
    1.34
  • A Alma Brasileira na Alma dos Negócios: Propagandas de Violão na Revista O Violão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.35
    José Jarbas Ruas
    1.35
  • Uma proposta de sistematização de notação percussiva para o violão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.36
    Amanda Carpenedo, Helena Marinho
    1.36
  • "Proposição" – Impressões sobre o violonismo e a vocalidade em uma canção de Ricardo Tacuchian

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.37
    Wladimir F. C. Mattos, Lourival Lourenço Jr.
    1.37
  • O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.38
    Luís Fabiano Farias Borges, Maria Alice Volpe
    1.38
  • Técnicas Estendidas e Transcriação no Estudo No 1 para violão de R. Coelho de Souza

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.39
    Rodolfo Coelho de Souza
    1.39

Entrevista

  • Entrevista a Andrés González, fundador y director del Consort Guitarrí­stico de Chile

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.6
    Mauricio Gómez Gálvez, Andrés González
    1.6

Dossiê: "Cartas para Julian Bream"

  • Julian Bream (1933-2020)

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.46
    Fabio Zanon
    1.46
  • Julian Bream

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.47
    Laura Snowden
    1.47
  • "...the luthenist!" : ambivalências e desvios nas regravações de Julian Bream

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.48
    Sidney Molina
    1.48
  • Studying with Bream

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.49
    Alice Artzt
    1.49
  • Julian Bream: a man for all seasons

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.50
    Gilson Antunes
    1.50
  • Retrato musical de Julian Bream por Leo Brouwer

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.51
    Teresinha Prada
    1.51
  • Julian Bream e a Luteria

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.52
    Ricardo Dias
    1.52
  • Bream, Birtwistle, and Beyond: The Genesis of a New Work

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.53
    Jonathan Leathwood
    1.53

Dossiê: "O Violão em Tempos de Pandemia"

Obra Artí­stica

  • Estudo Nazarethiano nº 12, para violão solo

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.40
    Luís Fabiano Farias Borges
    1.40
  • From Scratch

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.41
    Sergio Kafejian
    1.41
  • Ubá, Belenenses

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.42
    Eduardo Frigatti
    1.42
  • Three sketches for guitar

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.43
    Mário Aníbal Gonçalves Rego Cardoso
    1.43
  • Canto para Hildegard

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.44
    Ricardo Henrique Serrão
    1.44
  • Melancoli[r]a: ressignificando o violão

    DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.45
    Felipe de Almeida Ribeiro
    1.45