O Violão Oitocentista nos álbuns da Famí­lia Perdigão

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Autores

  • Guilherme Augusto de Ávila Universidade Federal do Maranhão
  • Daniel L. Cerqueira Universidade Federal do Maranhão
  • Joaquim Santos Neto Universidade Federal do Piauí­

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.17

Palavras-chave:

Famí­lia Perdigão, Violão, Século XIX, ílbuns de Música, Maranhão

Resumo

No presente trabalho, dois álbuns de música da famí­lia Perdigão são estudados a partir da proveniência documental de Laura Agnes Millar. O estudo da proveniência focou os aspectos de custódias, marcos temporais da sua produção, e sua relação com o repertório nos locais onde seus proprietários viveram. Paralelamente, foi feito um estudo organológico do violão no Maranhão oitocentista, uma vez que os álbuns apresentam a questão da fixação de nomenclatura relativa ao instrumento. Como resultado, foi verificado que os álbuns foram produzidos ao longo do Império Brasileiro, mantidos por quatro gerações, e que o seu repertório expressa estreita relação com os traslados dos seus proprietários.

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Biografia do Autor

Guilherme Augusto de Ávila, Universidade Federal do Maranhão

Guilherme Augusto de Ávila é violonista e professor Assistente II no Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão -UFMA. Bacharel em Violão pela UFMG (2005); Mestre em Violão pela UFBA (2007), atualmente cursa doutorado em Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Sua tese versa a respeito da proveniência dos documentos musicais do Acervo João Mohana. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3400-9631

Daniel L. Cerqueira, Universidade Federal do Maranhão

Daniel Lemos é pianista e professor de música atuante desde 1994. Apresentou-se como solista ou acompanhador em quatorze Estados brasileiros. Teve sua formação com a pianista Maria Luí­sa Lundberg, os pianistas Miguel Rosselini, Maurí­cio Veloso e Ana Cláudia Assis, com o saxofonista Marco Túlio de Paula Pinto e com o musicólogo João Berchmans de Carvalho Sobrinho. Desde 2009 reside em São Luí­s, onde é atualmente Professor Adjunto III do Departamento de Música da UFMA e Colaborador no Curso de Música Licenciatura EaD da UEMA, possuindo onze livros publicados e dezoito artigos nos principais periódicos brasileiros da área de Música. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7438-3436

Joaquim Santos Neto, Universidade Federal do Piauí­

Joaquim Santos é licenciado em Música (UFMA) e especialista em Musicologia Brasileira (UFPI). Desenvolve pesquisa no campo da música maranhense de concerto e da música popular tradicional, com publicações nessa área. É compositor, luthier e professor de violão clássico, harmonia tradicional, funcional e contraponto na Escola de Música do Estado do Maranhão, onde também foi regente de sua Orquestra de Câmara. Integrou a Camerata Carioca atuando ao lado de Radamés Gnattali, participando de gravações com artistas como Nara Leão, Elizete Cardoso, Nana Caymmi, Roberto Menescal e produção artí­stica com Tom Jobim. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3776-1383

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Publicado

15.12.2020

Como Citar

de Ávila, G. A., Cerqueira, D. L., & Santos Neto, J. (2020). O Violão Oitocentista nos álbuns da Famí­lia Perdigão. Revista Vórtex, 8(3), 1.17. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.17

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