WALKING: Conceituação do comportamento de mão esquerda ao violão observado por Frank Koonce
Visualizações: 164DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.11Palavras-chave:
Walking, Aim-directed Movement (ADM), Digitação ao violão, Legato, Frank KoonceResumo
A presente pesquisa conceitua o comportamento de mão esquerda denominado Walking. Frank Koonce (1997), autor do termo, o descreve como o constante contato dos dedos com o espelho do braço do violão, propiciando, assim, fluência mecânica e sonora. Metodologicamente, procedemos a uma pesquisa bibliográfica acerca dos expedientes técnicos de sustentação do som que compõem o Walking, tendo como principal aporte teórico a Teoria da Digitação, de Alisson Alípio. Complementarmente, adotamos como referencial a abordagem da prática do violão denominada Aim-Directed Movement (ADM), proposta por Anderson (1980), por considerarmos que o Walking não pode ser compreendido unicamente como uma sucessão de ações dos dedos sobre as notas, mas "” principalmente "” como um conjunto de movimentos que permitem a sustentação do som entre tais ações. Os resultados desta pesquisa mostram, portanto, que o Walking é uma sucessão de intenções e que, como tal, é uma perspectiva motora que orienta o processo de digitação.Downloads
Referências
ALIÌPIO, Alisson. Teoria da Digitação: um protocolo de instaÌ‚ncias, princiÌpios e perspectivas para a construção de um cenaÌrio digitacional ao violão. 2014. 184 f. Tese (Doutorado em MuÌsica) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
ANDERSON, Neil A. Aim-Directed Movement. Soundboard. Mission Hills, CA. Vol 7 N. 1 p. 13-14. February 1980.
BARCELOÌ, Ricardo. La digitacioÌn guitarriÌstica: recursos poco usuales. Madrid: Real Musical, 1995.
BARCELOÌ, Ricardo. O sistema posicional na guitarra. Origem e conceitos de posição. O caso de Fernando Sor. 2009. 400 f. Tese (Doutorado em MuÌsica) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2009.
CANILHA, Cauã Borges. Uma anaÌlise mecaÌ‚nica sobre os 25 Etudes MeÌlodiques et Progressives Op.60 para violão, de Matteo Carcassi. 232 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
CARDOSO, João Henrique Corrêa. A técnica violonística: um estudo das convergências e divergências nos métodos de ensino no decorrer da história do violão. 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Goiás, Goiânia, 2015.
CARLEVARO, Abel. Escuela de la Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979.
CONTRERAS, Antonio. La Técnica de David Russel en 165 consejos. Sevilla: Cuadernos Abolays, 1998.
FERNANDEZ, Eduardo. TeÌcnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigacioÌn sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: ART Ediciones, 2000.
KOONCE, Franck. Left hand movement: a bag full of tricks. Part I. 1997 – Disponível em www.frankkoonce.com/publications.php#my_anchor Acesso em 04 de agosto de 2019.
SANTOS, Cristiano Sousa dos. Processos de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
SHEARER, Aaron. Classic guitar technique. New York: Franco Colombo, 1963.
SHERROD, Ronald Jerone. A guide to the fingering of music for the guitar. 204 f. Tese (Doutorado em Música) – The University of Arizona, 1981
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raquel Turra Loner, Alisson Alípio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.