WALKING: Conceituação do comportamento de mão esquerda ao violão observado por Frank Koonce
Visualizações: 163DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.11Keywords:
Walking, Aim-directed Movement (ADM), Digitação ao violão, Legato, Frank KoonceAbstract
A presente pesquisa conceitua o comportamento de mão esquerda denominado Walking. Frank Koonce (1997), autor do termo, o descreve como o constante contato dos dedos com o espelho do braço do violão, propiciando, assim, fluência mecânica e sonora. Metodologicamente, procedemos a uma pesquisa bibliográfica acerca dos expedientes técnicos de sustentação do som que compõem o Walking, tendo como principal aporte teórico a Teoria da Digitação, de Alisson Alípio. Complementarmente, adotamos como referencial a abordagem da prática do violão denominada Aim-Directed Movement (ADM), proposta por Anderson (1980), por considerarmos que o Walking não pode ser compreendido unicamente como uma sucessão de ações dos dedos sobre as notas, mas "” principalmente "” como um conjunto de movimentos que permitem a sustentação do som entre tais ações. Os resultados desta pesquisa mostram, portanto, que o Walking é uma sucessão de intenções e que, como tal, é uma perspectiva motora que orienta o processo de digitação.Downloads
References
ALIÌPIO, Alisson. Teoria da Digitação: um protocolo de instaÌ‚ncias, princiÌpios e perspectivas para a construção de um cenaÌrio digitacional ao violão. 2014. 184 f. Tese (Doutorado em MuÌsica) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
ANDERSON, Neil A. Aim-Directed Movement. Soundboard. Mission Hills, CA. Vol 7 N. 1 p. 13-14. February 1980.
BARCELOÌ, Ricardo. La digitacioÌn guitarriÌstica: recursos poco usuales. Madrid: Real Musical, 1995.
BARCELOÌ, Ricardo. O sistema posicional na guitarra. Origem e conceitos de posição. O caso de Fernando Sor. 2009. 400 f. Tese (Doutorado em MuÌsica) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2009.
CANILHA, Cauã Borges. Uma anaÌlise mecaÌ‚nica sobre os 25 Etudes MeÌlodiques et Progressives Op.60 para violão, de Matteo Carcassi. 232 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
CARDOSO, João Henrique Corrêa. A técnica violonística: um estudo das convergências e divergências nos métodos de ensino no decorrer da história do violão. 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Goiás, Goiânia, 2015.
CARLEVARO, Abel. Escuela de la Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979.
CONTRERAS, Antonio. La Técnica de David Russel en 165 consejos. Sevilla: Cuadernos Abolays, 1998.
FERNANDEZ, Eduardo. TeÌcnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigacioÌn sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: ART Ediciones, 2000.
KOONCE, Franck. Left hand movement: a bag full of tricks. Part I. 1997 – Disponível em www.frankkoonce.com/publications.php#my_anchor Acesso em 04 de agosto de 2019.
SANTOS, Cristiano Sousa dos. Processos de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
SHEARER, Aaron. Classic guitar technique. New York: Franco Colombo, 1963.
SHERROD, Ronald Jerone. A guide to the fingering of music for the guitar. 204 f. Tese (Doutorado em Música) – The University of Arizona, 1981
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Raquel Turra Loner, Alisson Alípio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.