Idiomatismo Violonístico e Construções Identitárias na Obra de Lula Galvão
Visualizações: 173DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.18Palavras-chave:
Música Popular Brasileira, Lula Galvão, Violão Solo, Arranjo musicalResumo
Este artigo apresenta o questionamento acerca de mecanismos da cultura brasileira que determinam sua construção identitária. A partir da transcrição e análise da introdução ao arranjo de Brigas Nunca Mais (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1959), composto para violão solo e gravado por Lula Galvão (2017), foram analisados aspectos biográficos, escolhas estéticas e idiomáticas feitas pelo violonista, com o objetivo de elucidar a relação entre ferramentas técnicas e analítico-musicais e uma possível caracterização identitária do repertório brasileiro. Nossa hipótese aponta para a compreensão dos principais recursos utilizados por Galvão em seu arranjo como: o uso da 2ª menor, rearmonizações, baixos estáticos, trechos de caráter livre e procedimentos idiomáticos no uso do instrumento como campanellas, escolhas de encaminhamentos harmônicos e voicing como elementos musicais que se relacionam diretamente à fluidez do conceito de identidade e a seu reconhecimento no contexto da música popular brasileira.Downloads
Referências
BARBATO, Luis Fernando Tosta Barbato. A Construção da identidade nacional brasileira: necessidade e contexto. Revista Eletrônica História em Reflexão, Vol.8 (15), 2014.
BARRETO, Almir Côrtes. Improvisando em Música Popular. Um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira. 2012. 285p. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2012.
BHABHA, Homi. The Location of Culture. London and New York: Routledge, 1994.
CHEDIAK, Almir. Tom Jobim. Songbook. Vol. 1, Rio de Janeiro: Lumiar, 1990, pp. 66-67. Partitura.
FARIA, Nelson. Brigas Nunca Mais. Tom Jobim/Vinicius de Moraes (compositor); Lula Galvão (interprete, violão). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K2N3oC8psGI> Acesso em 5 de fevereiro de 2020.
FARIA, Nelson. Um Café Lá em Casa. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCC8sjLWfha4fPIgQXIT5tcQ>. Acesso em 16 de agosto de 2020.
FARIA, Nelson. Um Café Lá em Casa com Lula Galvão e Nelson Faria. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FJ5ymP3ocm4> Acesso em 12 de Junho de 2020.
FLUSSER, Vilém. Fenomenologia do Brasileiro: em busca de um novo homem. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
GALVíO, Lula. Arranjo de Brigas Nunca Mais. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FJ5ymP3ocm4>. Acesso em 16 de agosto de 2020. Arranjo musical.
GALVíO, Lula. Alegria de Viver. Jazzline Records, 2019. CD.
DICIONíRIO MPB. Lula Galvão, 2002. Disponível em: <http://dicionariompb.com.br/lula-galvao>. Acesso em 8 de abril de 2020.
GUITAR PLAYER. GP Matérias, 1998. Disponível em:<http://www.guitarplayer.com.br/?area=materia&colid=10&matid=1333>. Acesso em 16 de março de 2020.
GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.
JOBIM, Tom; MORAES, Vinicius de. Brigas Nunca Mais. Cancioneiro Tom Jobim, v.2, Ed. Jobim Music, 2004. Partitura.
JOBIM, Tom; REGINA, Elis. Elis e Tom. Philips Records, 1974.
GILBERTO, João. Chega de Saudade. Odeon, 1959. Disco de vinil.
MANGUEIRA, Bruno. Estudo sobre o uso das escalas dominante diminuta, alterada e lócrio 9M, a partir do solo improvisado de Lula Galvão em "Candeias". Anais do Congresso da ABRAPEM, 4. 2016, Campinas. Anais do evento. Campinas, Instituto de Artes (Unicamp),2016, pp. 55-65
MARQUES, Cecília Baruki Da Costa; DOMINGUES, Eliane. A Identidade nacional brasileira em teses e dissertações: uma revisão bibliográfica. Revista Psicologia Política, Vol.14(31), 2014, pp. 465-480
MORIYA, Igor Seije. Características da Improvisação de Lula Galvão: Análise da Música A Donzela e o Cangaceiro. São Paulo, 2009. 70p. Trabalho de Conclusão de Curso. UniFIAMFAAM. São Paulo, 2009.
NETO, José Martins Dos Santos. Cultura e identidade. Interação e conflito na construção de uma cultura comum brasileira. Horizonte, Vol.13(38), 2015, pp.1162-1166
OLIVEIRA, Lucas Lacerda Lopes de. Métodos de Harmonização e Voicing de Lula Galvão. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, n. 26, out. 2018.
PEREIRA, Danglei De Castro. Tensões Culturais na formação da identidade brasileira: confluências. Revista de Humanidades, Vol.31(1), 2016, pp. 86-100
POLO, Victor Rocha. O Violão e a Guitarra de Lula Galvão: Um Estudo Sobre Sua Atuação Musical em Diferentes Formações Instrumentais. Campinas, 2018. 207p. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2018.
POLO, Victor Rocha; NASCIMENTO, Hermilson Garcia do. O uso do intervalo de segunda menor por Lula Galvão sobre diferentes tipologias de acordes, em contextos de acompanhamento. Anais do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Pelotas, 2019, pp. 1-10
ZACHARIAS, Daniel Gutilla. O Estilo Interpretativo de Lula Galvão: novos horizontes do violão na música popular brasileira. Campinas, 2009. 27p. Relatório final de atividades de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2009.
ZANON, Fábio. Baden Powell. Programa da série "O Violão Brasileiro", Rádio Cultura FMde São Paulo, 2007. Disponível em: <http://vcfz.blogspot.com/>. Acesso em 3 de março de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Davi Melo, Marta Castello Branco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.