Idiomatismo Violonístico e Construções Identitárias na Obra de Lula Galvão
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.18Palavras-chave:
Música Popular Brasileira, Lula Galvão, Violão Solo, Arranjo musicalResumo
Este artigo apresenta o questionamento acerca de mecanismos da cultura brasileira que determinam sua construção identitária. A partir da transcrição e análise da introdução ao arranjo de Brigas Nunca Mais (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1959), composto para violão solo e gravado por Lula Galvão (2017), foram analisados aspectos biográficos, escolhas estéticas e idiomáticas feitas pelo violonista, com o objetivo de elucidar a relação entre ferramentas técnicas e analítico-musicais e uma possível caracterização identitária do repertório brasileiro. Nossa hipótese aponta para a compreensão dos principais recursos utilizados por Galvão em seu arranjo como: o uso da 2ª menor, rearmonizações, baixos estáticos, trechos de caráter livre e procedimentos idiomáticos no uso do instrumento como campanellas, escolhas de encaminhamentos harmônicos e voicing como elementos musicais que se relacionam diretamente à fluidez do conceito de identidade e a seu reconhecimento no contexto da música popular brasileira.Downloads
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