Do Alaúde para o Violão: Recursos Idiomáticos Potencializadores da Expressividade Musical
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.4Palavras-chave:
Expressividade musical, Técnica violonística, Performance historicamente orientadaResumo
A técnica violonística moderna fundamenta-se em preceitos românticos, refletindo em uma abordagem técnico-instrumental única para diversos estilos musicais. Entretanto, a pesquisa musicológica demonstra o violão como descendente da família das cordas dedilhadas do século XV - XXI, compartilhando recursos técnico-idiomáticos com guitarras, alaúdes, vihuelas, cistres, teorbas entre outros. Como herdeiro desta família, pode apropriar-se dos recursos técnico-idiomáticos destes instrumentos históricos, neste sentido, este artigo aborda o tratado para alaúde de Ernest Baron (1727) como fundamentação teórica para interpretação do repertório barroco ao violão. Para isso, discutimos seu conteúdo articulando-o com textos dos séculos XVII e XVIII, de autores como Gaspar Sanz (1697), Francisco Guerau (1694) e Thomas Mace (1676), buscando demonstrar a apropriação de elementos da prática musical das cordas dedilhadas barrocas ao violão, objetivando potencializar a expressividade musical de tal repertório.Downloads
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