Violão Suzuki: procedimentos técnicos abordados no primeiro volume e a sua relação com a escola Carlevariana
Visualizações: 211DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.33Palavras-chave:
Violão, Técnica, Método Suzuki, Pedagogia do violãoResumo
Nos últimos anos estudantes com formação pelo Método Suzuki têm se destacado em suas performances em concursos de violão como os promovidos pelo GFA - Guitar Foundation of America. No entanto, o método elaborado em 1983 por Frank Longay está distante do ambiente acadêmico brasileiro, o qual apresenta majoritariamente pesquisas das escolas tradicionais de violão. Um dos mais importantes autores dessas escolas de violão é Abel Carlevaro. Segundo Wolff (2001), Carlevaro foi um marco para o desenvolvimento da pedagogia do instrumento. A presente pesquisa visa analisar procedimentos técnicos abordados em 4 peças do volume 01 do método Suzuki para violão relacionando-as com o método ESCUELA DE LA GUITARRA de Carlevaro (1978). Como resultado, concluímos que os conceitos de apresentação longitudinal e transversal de Carlevaro são trabalhados nas peças do método Suzuki havendo, no entanto, divergências com relação à abordagem de toque de mão direita.Downloads
Referências
AGUERA, Fernando. Peças folclóricas brasileiras associadas ao método Suzuki de violão: proposta para abordagem de duas peças. VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, Curitiba, 2017.
BORGES, Gláucia de Andrade. O Método Suzuki e o folclore brasileiro: proposta de uma abordagem de ensino para os instrumentos de cordas, Revista MuÌsica Hodie, GoiaÌ‚nia, v.16, n.2, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/rt/printerFriendly/45340/22447> Acesso em: 13 de agosto de 2020.
CANNON, Andrea. Andrea Cannon setting up for success preparations for a Suzuki instructor. Disponível em < http://www.guitarfoundation.org>. Acesso em: 15/06/2020.
CARLEVARO, Abel. Escuela de la guitarra: exposicion de la teoria instrumental. Buenos Aires: Dacisa, 1978.
LANDERS, Ray. The Talent Education School of Shinichi Suzuki: an analysis. 4. ed. Princeton: Daniel Press, 1987, 192 p
OLIVEIRA, Gustavo da Silva. O estudo da técnica violonística na escola Carlevariana. 4ª Semana do Servidor e 5ª Semana Acadêmica UFU, 2008, Uberlandia.
PINTO, Henrique. Ciranda das seis cordas. São Paulo: Ricordi, 1985.
PINTO, Henrique. Violão um olhar pedagógico. São Paulo: Ricordi, 2005.
STARR, William. The Suzuki Violinist: a guide for teachers and parents. 2. ed. Miami: Summy, Bichard Music, 2000, 160p
SUZUKI, Shinichi. Educação é amor. Tradução: Anne Corinna, 3. Ed. Rio Grande do Sul: Palloti, 2008.
SUZUKI, Shinichi. Suzuki guitar school volume1.Summy Birchar inc, 1991.
WOLF, Daniel. A importância de Abel Carlevaro para o violão. São Paulo: Violão Intercâmbio, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe dos Anjos Afonso, Fernando Aguera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.