Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga
Visualizações: 106DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.26Palavras-chave:
Performance Musical, Atenção, Interferências na Performance Musical, Presença, Níveis de ConsciênciaResumo
O potencial de uma performance musical pode ser significativamente prejudicado caso o(a) performer se distraia com interferências - externas ou internas - que possam surgir no decorrer de sua realização. Desta forma, o objetivo do presente estudo é de compreender os gatilhos de tais interferências, além de buscar teorias e práticas que possam contribuir para minimizá-las. Para isso, observamos a realização de duas performances musicais e o como os artistas lidaram com as interferências externas que surgiram. No que tange às interferências internas, nos embasamos na teoria do Espectro da Consciência formulada por Ken Wilber (1995) e aplicada no âmbito da performance musical por Abel Moraes (2000) para compreender como elas se desencadeiam. Para finalizar, verificou-se que a prática de pranayama, técnica advinda do Yoga, se mostra como uma possível ferramenta na colaboração à minimização das interferências internas no âmbito psicológico.Downloads
Referências
ASSAD, Sérgio. Depoimento publicado em 22 de agosto de 2011. Disponível em: Ë‚http://www.violao.org/topic/11924-adolfina-raitzin-de-tavora-dona-monina/page-3˃ topic/11924-adolfina-raitzin-de-tavora-dona-monina/page-3˃ Último acesso em 29/05/2017.
BARROS, Luís Cláudio. A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
BASTOS, Maria Clara. O estado de presença na performance musical: aplicação na experiência do contrabaixista. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2019.
BELLINATI, Paulo. The Guitar Works of Garoto. Vol. 1 e 2, GSP, San Francisco, USA,1991.
CHAFIN, R.; IMREH, G.; CRAWFORD, M. Practicing perfection: memory and piano performance. Mahwah. NJ: Erlbaum, 2002.
CAVALARI, Thais Adriana. Yoga: Caminho do Sagrado. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
GREEN, Barry. The Inner Game of Music. London: Pan Books, 1986.
HERMÓGENES. José. Auto Perfeição com Hatha Yoga: Um clássico sobre saúde e qualidade de vida. 64°. Rio de Janeiro: Ed. Best Seller, 2019.
LIMA, Sonia Albano de; APRO, Flávio; MíRCIO Carvalho. Performance, prática e Interpretação Musical: significados e abrangências. In: LIMA, Sonia Albano de (Org.) Performance e Interpretação Musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa editora e Faculdade Carlos Gomes, 2006. 11-37
MADEIRA, Bruno; SCARDUELLI, Fabio. Ampliação da técnica violonística de mão esquerda: em estudo sobre a pestana. Per Musi, Belo Horizonte, n. 27, p. 182-188, jan/jun 2013.
MEHTA, Rohit. Yoga: A arte da Integração. 2° Ed. Brasília – D: Ed. Teosófica, 2012.
MORAES, Abel. A unidade da consciência e a consciência da unidade nas performances musicais. Per Musi, Belo Horizonte, n. 2, p. 30 - 49, jul./dez. 2000.
MORAIS, Luciano. Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance. Tese (Doutorado em Artes). Departamento de Música, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2014.
MORAIS, Luciano César. Sérgio Abreu: Sua Herança Histórica, Poética e Contribuição Musical Através de Suas Transcrições para Violão. Dissertação de Mestrado, São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2007.
PINHEIRO, Helder Tomas. A construção da performance musical em duo de violões. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
PINTO, Henrique. Violão: um olhar pedagógico. São Paulo: Ricordi, 2005.
WILBER, Ken. O Espectro da consciência. 2°. Ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
WILDHAGEN, Joana Pinto. Corpo, gesto e meditação: práticas de aperfeiçoamento na pedagogia do artista cênico. Tese (Doutorado em Artes da Cena). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Helder Tomas Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.