Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga

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Autores/as

  • Helder Tomas Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.26

Palabras clave:

Performance Musical, Atenção, Interferências na Performance Musical, Presença, Ní­veis de Consciência

Resumen

O potencial de uma performance musical pode ser significativamente prejudicado caso o(a) performer se distraia com interferências - externas ou internas - que possam surgir no decorrer de sua realização. Desta forma, o objetivo do presente estudo é de compreender os gatilhos de tais interferências, além de buscar teorias e práticas que possam contribuir para minimizá-las. Para isso, observamos a realização de duas performances musicais e o como os artistas lidaram com as interferências externas que surgiram. No que tange às interferências internas, nos embasamos na teoria do Espectro da Consciência formulada por Ken Wilber (1995) e aplicada no âmbito da performance musical por Abel Moraes (2000) para compreender como elas se desencadeiam. Para finalizar, verificou-se que a prática de pranayama, técnica advinda do Yoga, se mostra como uma possí­vel ferramenta na colaboração à minimização das interferências internas no âmbito psicológico.

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Biografía del autor/a

Helder Tomas Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Helder Tomas Pinheiro é natural de Bom Jesus dos Perdões - SP. Possui bacharelado em música popular com especialização em violão e mestrado em Performance Musical. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Suas pesquisas se concentram em práticas musicais tendo como foco aspectos que se relacionam com a preparação í  performance musical. Atua como violonista solista, camerista e educador musical. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3829-3174

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Pinheiro, H. T. (2020). Interferências nas Práticas Performáticas Musicais: Gatilhos e Minimização por Meio de Técnicas de Yoga. Revista Vórtex, 8(3), 1.26. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.26