Complexidade e criatividade nos arranjos de Dyens e Assad para o Verano de Piazzolla

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Autores

  • Guilherme Vincens Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.22

Palavras-chave:

Roland Dyens, Arranjo, Sérgio Assad, Complexidade, Criatividade

Resumo

O violonista Roland Dyens (1955-2016) ocupou um lugar de destaque no mundo do violão clássico. Suas performances, composições e arranjos, além de sua atividade pedagógica, são reconhecidos e admirados em todo o mundo. O mesmo se aplica ao violonista Sérgio Assad (n.1952). O presente artigo procura demonstrar as inovações e a complexidade das soluções presentes em seus arranjos para violão solo, em especial seus arranjos para a obra Verano Porteño de Piazzolla, original para o quinteto Tango Nuevo do compositor. Comparamos os arranjos entre si e também com outros arranjos para a mesma obra. Fizemos uso de entrevistas que encontramos e outras que conduzimos com os arranjadores. Para emoldurar a análise (comparativa) usamos ainda conceitos de complexidade de Edgar Morin e de criatividade de Csikszentmihalyi.

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Biografia do Autor

Guilherme Vincens, Universidade Federal de São João del-Rei

Guilherme Vincens é doutor em performance musical (violão) e etnomusicologia pela University of Arizona, onde estudou com Thomas Patterson e David Russell, com bolsa do programa CAPES/Fulbright. Recebeu 12 premiações em concursos internacionais de violão, destacando o Primeiro Lugar no XI Concurso Internacional de Portland, EUA. Apresentou-se em importantes salas de concerto no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, México, Chile, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha. Seu disco "Portrait" de 2012 vem recebendo excelentes crí­ticas. É professor do curso de música da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4715-7019

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Publicado

15.12.2020

Como Citar

Vincens, G. (2020). Complexidade e criatividade nos arranjos de Dyens e Assad para o Verano de Piazzolla. Revista Vórtex, 8(3), 1.22. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.22

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