v. 9 n. 16 (2020): Revista Educação e Linguagem

					Visualizar v. 9 n. 16 (2020): Revista Educação e Linguagem
Publicado: 2020-05-11

Expediente e Sumário

Apresentação

Dossiê Dialogismo, Discurso e Ensino

  • Gêneros discursivos na escola: acontecimento emancipatório de leitura

    Luciane de Paula, Jéssica de Castro Gonçalves
    17-52
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.17-52
  • O dialogismo como potencial teórico-metodológico ao ensino (de literatura): no horizonte de Bakhtin e o Círculo

    Wilder Kleber Fernandes de Santana, Valdemir Miotello
    53-69
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.53-69
  • A produção de materiais didáticos no ensino de língua portuguesa e a perspectiva dialógica do discurso: possíveis entrelaçamentos para a formação de leitores críticos

    Vanessa Fonseca Barbosa, Ana Paula Charão Schardosim Ferreira
    70-98
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.70-98
  • Exauribilidade temática, ordenação e sequenciação de perguntas de leitura em anúncio publicitário

    Ângela Francine Fuza, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Márcia Cristina Greco Ohuschi
    99-117
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.99-117
  • A elaboração de tarefas de leitura sob um enfoque dialógico e discursivo

    Maíra da Silva Gomes, Maristela Schleicher Silveira, Claudio Primo Delanoy
    118-133
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.118-133
  • Leitura como prática social: mediação de leitura em uma sequência didática em torno de Dom Quixote

    Juliane Alves Araújo Costa, Cláudio José de Almeida Mello
    134-151
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.134-151
  • Reflexões sobre escrita e ensino a partir do vestibular como elo dialógico entre práticas letradas

    Flávia Danielle Sordi Silva Miranda, Lucas Vinício de Carvalho Maciel
    152-169
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.152-169
  • A constituição dialógica na produção textual do gênero carta do leitor no Ensino Médio

    José Cezinaldo Rocha Bessa, Joseilda Alves de Oliveira
    170-193
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.170-193
  • Práticas epilinguísticas axiológicas na reescrita: caracterização teórico-metodológica

    Adriana Delmira Mendes Polato, Adriana Beloti, Renilson José Menegassi
    194-220
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.194-220
  • Uma análise a respeito da compreensão do professor do Ensino Fundamental sobre a reescrita textual

    Fernanda Sacomori Candido Pedro, Rosângela Margarete Scopel da Silva, Carmen Teresinha Baumgartner
    221-244
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.221-244
  • Análise dialógica do conteúdo temático em gêneros do discurso

    Rodrigo Acosta Pereira, Amanda Maria de Oliveira
    245-264
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.245-264
  • Enunciado metamorfoseado: contribuições de Bakhtin e Volochínov para estudo do cartaz de Rosie

    Lícia Bahia Heine, Myrian Conceição Crusoé Rocha Sales
    265-281
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.265-281
  • Sociointeracionismo: dialogando com Bakhtin e Vygotsky sobre o sujeito fruto das interações sociais

    Sandra Cristina Rodrigues Lopes, Débora Cristina Santos e Silva
    282-301
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.282-301
  • Identidade, letramento e dialogismo nas aulas de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental I

    Mirely Christina Dimbarre, Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
    302-328
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.302-328
  • Concepção dialógica de língua(gem) e multiletramentos: uma proposta didática com o gênero infográfico hipermidiático

    Rafael Vitória Alves, Neiva Maria Jung, Neil Franco
    329-354
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.329-354
  • Proposta didática de perspectiva dialógica: compreensão responsiva e intervenção pedagógica

    Fernanda Dias de Los Rios Mendonça
    355-370
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.355-370
  • O gênero multimodal “Post em Facebook” e suas configurações no ideário do círculo de Bakhtin

    Fernando Arthur Gregol, Tatiana Fasolo Bilhar de Souza, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
    371-386
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.371-386
  • Vozes em diálogo: reflexos, refrações e atravessamentos em discursos sobre a formação de professores de inglês

    Sônia Virgínia Martins Pereira, Salvia de Medeiros Souza
    387-415
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.387-415

Artigo de fluxo contínuo